OMS declara Zika vírus uma emergência de saúde internacional

Nesta segunda-feira (1) a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Margaret Chan se reuniu com jornalistas para uma coletiva de imprensa após a reunião de um comitê de emergência para discutir a epidemia da Zika vírus. De acordo com Chan, podemos considerar o problema uma emergência de saúde pública internacional. "Os especialistas concordam que a relação causal entre a infecção do zika vírus na gravidez a microcefalia é de forte suspeita", considerou a diretora-geral. E é essa relação que torna o vírus tão perigoso.

De acordo com a OMS, a situação é preocupante principalmente devido à ausência de vacinas, testes diagnósticos rápidos e confiáveis e de imunidade da população. Por enquanto, não há razão para que as pessoas deixem de viajar aos locais infectados para evitar que a doença se espalhe. No entanto, a recomendação muda para gestantes, que devem adiar viagens para regiões com infecção do Zika vírus, além de receberem informações sobre o risco da microcefalia e se protegerem da picada do mosquito com repelentes.

No dia 28 de janeiro, o tema já havia sido discutido durante a 138ª Sessão do Conselho Executivo da OMS. Nele, Chan declarou que a Organização espera entre três e quatro milhões de casos de Zika vírus nas Américas em 2016, usando com base o total de casos de dengue nas Américas em 2015.

As decisões tomadas no comitê de emergência ainda não foram divulgadas.

Fonte: Minha Vida

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis