Dilma diz que zika não comprometerá Olimpíada; para ministro, risco é 'zero'

A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado (13) que a epidemia do vírus zika não comprometerá os Jogos Olímpicos no Rio, em agosto.

Ela fez a declaração ao visitar uma favela em Santa Cruz, na zona oeste da cidade, onde lançou a campanha nacional de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

"Algumas cidades terão prioridade e uma delas é o Rio, por razões óbvias. Até a Olimpíada acreditamos que teremos um sucesso considerável. Essa situação não compromete a Olimpíada", disse.

"Apelamos para a consciência dos cariocas, homens e mulheres, para que nos ajudem. É algo importante para a Olimpíada, mas é mais importante para a saúde de nossas mulheres grávidas", acrescentou a presidente.

Risco zero
O ministro do Esporte, George Hilton, disse neste sábado (13), durante evento em Campo Grande, que a epidemia do vírus zika representa "risco zero para a Olimpíada".
Hilton participa do Dia Nacional de Conscientização sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, em que vários ministros visitam capitais do país.

"Toda vez que a população se engaja em ações como essa, isso nos dá tranquilidade de que, ao chegar em agosto, teremos um quadro extremamente favorável e propício para a Olimpíada". O ministro ressaltou que, em agosto, é "baixa a circulação do mosquito" e que, portanto, o risco de contágio diminui. Ele disse ainda que está em constante contato com o Comitê Internacional. "O risco é zero e vamos ter Olimpíada monumental".

Em Campo Grande, sob calor de 32ºC, a mobilização começou na região central, na praça Ary Coelho. Em rápida passagem, o ministro entregou alguns panfletos de alerta sobre o mosquito e, em seguida, foi até o bairro Aero Rancho, com alta incidência do mosquito Aedes aegypti. Em janeiro, a cidade registrou 8.000 casos de dengue e cinco de zika.

No bairro Aero Rancho, o ministro e comitiva foram, depois de um alerta dado por drone da FAB, a um imóvel vazio e encontraram uma piscina com vários focos do mosquito. O dono do imóvel será localizado e notificado a limpar a área em 72 horas. Também foi multado em R$ 8.000.

A caminhada que envolveu a comitiva do ministro, Exército, representantes do governo estadual e prefeitura, além da imprensa que acompanhava, chamou a atenção dos moradores que não sabiam o que estava acontecendo. "Na prática, o que eles estão fazendo?", perguntou à reportagem a moradora Camila Aguirre.

Ela está se recuperando após ter contraído dengue hemorrágica e saiu na rua para ver a movimentação. "Mobilização é boa, chamar atenção, mas se é só para ficar aparecendo, não adianta, todo mundo tem que colaborar, não é só vir um dia e, depois, não ter mais nada". Em janeiro, Campo Grande teve 8.078 notificações de dengue e, desde 2015, cinco casos de zica.

O vírus zika dominou o noticiário olímpico nesta semana. Entre dúvidas e imprecisões sobre a extensão dos danos causados pela doença, diversas autoridades e atletas têm se manifestado sobre o problema. Alguns, como a nadadora espanhola Mireia Belmonte, cogitaram desistir de participar do megaevento.

Indagados, cartolas dos EUA e do Quênia também afirmaram que seus países poderiam abrir mão de vir ao Rio, mas foram imediatamente desmentidos publicamente.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis