Governo do Crato entrega mais uma Unidade Básica de Saúde à população

Fachada da Unidade Básica de Saúde Dra. Marinila
Calderaro Munguba Macêdo, no bairro Palmeiral
(Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri)
O município do Crato comemora os 20 anos da implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF) - antes PSF - ampliando os serviços de saúde para toda a população com a inauguração de mais uma Unidade Básica de Saúde, desta vez no bairro Palmeiral. A solenidade aconteceu ontem (14), no fim da tarde, no próprio local.

Essa é a segunda unidade entregue pela gestão do prefeito Zé Ailton Brasil e recebeu o nome de Dra. Marinila Calderaro Munguba Macêdo, médica que teve atuação destacada na implementação do PSF na cidade e também no exercício empático da caridade.

Há quase três anos fechado, o prédio foi entregue à equipe que, a partir desta terça, já inicia o atendimento à população local, o que foi bastante comemorado. “Queria agradecer a Prefeitura do Crato que sem eles isso não teria acontecido. A unidade está perfeita”, afirmou Luan Vinícius, morador do bairro Palmeiral.

Prefeito Zé Ailton Brasil quando da sua fala na
inauguração da UBS (Foto: Ascom)
O prefeito Zé Ailton agradeceu à população, em especial ao Senhor Valdir, vizinho do posto, que cuidou e vigiou o equipamento todo esse tempo. À família da homenageada, pela cessão do nome. “A Dr. Marinila não está homenageada, mas sim referendada pelo trabalho em prol da construção da saúde do Crato”, comentou.

O gestor disse ainda que “o posto não tinha sido inaugurado antes não por descuido, mas por cuidado em adquirir todos os equipamentos, pela responsabilidade em contratar uma equipe competente e ele já inicia todo informatizado, com o sistema de tele agendamento do “Crato Cuidando de Você”. Por fim, Zé Ailton anunciou que, em breve, a Rua Nemízio Barbosa será devidamente calçada. “Já foi autorizada e licitada e qualquer momento a obra será iniciada”, informou.

Representando a família da Dra. Marinila Munguba, seu filho Samuel agradeceu a homenagem e parabenizou a iniciativa da gestão. O vereador Dr. Renan Almeida, ex-aluno da médica, também destacou a importância dessa homenagem. “Ela que foi uma pessoa tão humana, se doava ao próximo mais que a ela mesmo. Se doou para a saúde do povo do Cariri e é muito justa essa homenagem”, ressaltou o parlamentar.

Em sua fala, o vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto, lembrou que Marinila foi uma das principais articuladoras do antes PSF, na cidade. Hoje, a unidade que leva seu nome, se integra às 40 equipes da ESF e 28 equipes de saúde bucal. “Essa é a segunda unidade inaugurada pela atual gestão e, em breve, daremos a ordem de serviço da UBS do Muriti”, complementou.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis