Ciclofaixa na CE 060 é inaugurada no Cariri

Um espaço voltado para o lazer o incentivo à prática do ciclismo foi inaugurado na manhã deste domingo (21) na CE 60, entre os municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha, pelo governador Camilo Santana. A Ciclofaixa de Lazer do Cariri conta com seis quilômetros e irá funcionar todos os domingos, das 7 horas às 12h00. Durante a inauguração, cerca de 200 ciclistas percorreram o novo espaço, juntamente com o governador, para comemorar a conquista.

Há vários anos que os diversos grupos de ciclismo do Cariri vinham reivindicando um espaço adequado para os adeptos do esporte, porém não apenas uma ciclofaixa, mas uma ciclovia. O governador destacou a importância do incentivo ao exercício, que tem sido uma tendência que a sociedade tem buscando como prática saudável de vida. Ele aproveitou para anunciar a construção de uma ciclovia entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, na primeira etapa, e incluindo Barbalha, na segunda fase, já em fase de licitação.

Durante a solenidade de inauguração da ciclofaixa, na praça da Lagoa Seca, em Juazeiro, Camilo assinou ordens de serviços para a construção da sede regional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Juazeiro do Norte, além de uma escolinha do órgão, voltada para educação. Serão investidos nesses projetos cerca de R$ 4 milhões.

No Cariri, segundo o empresário Itiberê Fontenele, são mais de 3 mil adeptos do ciclismo. Os grupos cresceram ao longo dos anos, a as reivindicações por espaços específicos para os adeptos da ciclofaixa (3)prática do esporte começaram a ser feitas, principalmente com a exigência de regulamentação das ciclovias. Crato foi o município que mais avançou nesse sentido nos últimos anos, para que novas vias para o tráfego de bicicletas sejam inseridas, inclusive em áreas do Centro da cidade. Em Juazeiro, o governador destacou a inserção de mais ciclovias na área do Anel Viário, projeto que está sendo construído em sua primeira etapa

Ele destacou que essa foi a primeira ciclofaixa autorizada no Ceará em área de rodovia estadual, mas que a partir do Cariri estará estimulando a crescimento da prática do esporte saudável em todo o Estado. Outros aspectos foram destacados pelos ciclistas. Um deles o professor José Marcordes Landim. Segundo ele, essa é a oportunidade de promover o esporte, com mais segurança para as pessoas. É que o professor mesmo havia deixado a prática do ciclismo, vivenciada por muitos anos, após um acidente com a bicicleta, por conta da dificuldade de trafegar pelas ruas. Além disso, um de seus amigos de grupo de ‘moutain bike’ foi vítima de um assalto e acabou sendo baleado nas costas. “É importante que haja condições seguras. Hoje decidi sair para aproveitar esse novo momento. Com a ciclofaixa me senti estimulado”, afirma.

O governador esteve acompanhado de seus assessores, deputados estuais e federais, durante a solenidade. Na praça onde os ciclistas se concentraram pela manhã, no bairro Lagoa Seca, foram oferecidos vários serviços de massoterapia, aferição de pressão arterial, vacinação contra a gripe (Influenza), além de distribuição de água e frutas para os esportistas. No Crato, onde estava acontecendo aniversário dos 251 anos do Município, o governador assinou ordem de serviço de R$ 2, 8 milhões para o asfaltamento do bairro Seminário, além de participar de missa, às 17 horas, no Monumento de Nossa Senhora de Fátima. No local, ele anunciou a construção de uma praça. A missa foi celebrada pelo bispo Diocesano, dom Fernando Panico. No último dia 20, ele esteve na tradicional missa do Padre Cícero, no Socorro, em Juazeiro.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis