Bateria, internet e GPS são vilões? Entenda o que faz os smartphones esquentarem tanto

Quem tem smartphone já sentiu que, mesmo quieto no bolso, o aparelho dá uma leve esquentada. Em determinadas atividades, como navegar na internet ou usar o GPS, a temperatura do celular chega até a incomodar. Diante desse problema, fica a pergunta: por que os smartphones esquentam?

Apesar de o aquecimento ser incômodo, a alteração de temperatura é natural dos componentes internos do smartphone, segundo Marcelo Parada, professor de engenharia elétrica do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

"As pessoas esquecem que o smartphone é um computador em miniatura e, diferente dos modelos maiores, o telefone não tem ventilação", explica o engenheiro.

O primeiro vilão "geral" para o celular esquentar é a bateria, pois o trabalho dela é, basicamente, transformar energia elétrica em calor, segundo explica Sergio Abramoff, gerente sênior de vendas da MediaTek, que fabrica processadores para celular.

O item é o mais exigido do conjunto (ele fornece energia para o aparelho conforme a necessidade), portanto, apontá-lo como único culpado seria injusto.

No fim das contas, a combinação de fatores que faz o smartphone esquentar sempre envolve a bateria e o número de itens usados para realizar uma atividade. Abaixo alguns dos vilões apontados por especialistas consultados pelo UOL Tecnologia:

Uso de rede de internet móvel e Wi-Fi
Mesmo sem uso, boa parte dos smartphones fica com as antenas de internet móvel e Wi-Fi ligadas. Esses itens fazem o aparelho esquentar em duas ocasiões: quando estão sendo muito utilizados (sobretudo em navegação intensa na web em redes 3G ou 4G) ou quando estão longe de uma antena transmissora.

"Quanto mais longe a pessoa estiver de uma antena (do sinal celular ou do roteador Wi-Fi), o telefone vai usar mais potência para aproveitar esse sinal", afirmou Parada, da FEI.

Por essa razão, algumas vezes o smartphone, mesmo quietinho no bolso, pode ficar mais quente que o convencional.

DICA: Para evitar o aquecimento causado por conexões móveis, é recomendável desligá-las quando não estiverem sendo utilizadas.

Uso intensivo do processador com apps pesados
Como nos computadores de mesa e laptops, o processador é um dos itens que mais esquentam no smartphone. É possível notar isso após jogar um game com muitos itens gráficos por muito tempo. Além disso, existe uma troca natural de calor entre as mãos da pessoa e o aparelho, o que pode aumentar o incômodo.

O calor gerado pelos processadores já foi pior, segundo Abramoff, da Mediatek. "Com o desenvolvimento de processadores com muitos 'cores' [núcleos, na tradução do inglês], o chip faz um uso inteligente do seu poder. Em atividades simples, são usados poucos núcleos. Para complexas, são usados vários ou todos. Isso faz toda a diferença no consumo de bateria e no aquecimento."

DICA: Algo que pode ser feito para evitar o aquecimento do processador é fechar aplicativos que não estão sendo utilizados. Com menos programas operando, mais "braços" o processador terá para realizar as tarefas que o usuário quiser.

Navegação com aplicativo de mapa
Uma consulta rápida em um aplicativo que usa GPS quase não altera a temperatura do smartphone, agora a navegação guiada (quando o celular fica dando direções) pode causar grande aquecimento, pois são utilizados muitos elementos simultaneamente.

"Ao usar o Waze no trânsito, por exemplo, estou consultando a rede de dados e o GPS tem que captar um sinal que é gerado a quilômetros da Terra. Sem contar o processamento do algoritmo do app, a tela que fica ligada direto e o fato de o telefone ficar no console do carro, que costuma ser bem quente", explica Abramoff.

Por essa razão, observa o professor da FEI, alguns aparelhos acabam "morrendo" durante a navegação. Se a temperatura externa do smartphone ultrapassar os 40ºC, um sensor de calor manda um sinal para o processador, que manda desligar o sistema automaticamente.

DICA: Ao usar o smartphone como navegador GPS, tente não deixá-lo em locais quentes. Caso não esteja usando o GPS, o dono do aparelho pode desligar o recurso para poupar bateria.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis