Crato (CE): Estudantes reclamam de precariedades no CVTec

Alunos do curso técnico em cozinha do Centro Vocacional Tecnológico (CVTec) neste município denunciam falta de infraestrutura para a continuação do curso. Segundo alegam, além de problemas relacionados à falta de material no laboratório de práticas culinárias e carência no número de professores para que as disciplinas do curso possam ser ministradas, os recursos disponibilizados à instituição são insuficientes para que as aulas aconteçam com qualidade.

O curso permaneceu paralisado durante todo o primeiro semestre deste ano. No início do mês de março, os alunos decidiram não mais participar das atividades em sala de aula devido aos inúmeros problemas que vinham sendo verificados. Segundo uma estudante que pediu para não ser identificada, a situação de crise vivenciada no CVTec de Crato já perdura há algum tempo.

"Os professores comentam que o curso recebe, apenas, R$ 3 mil mensais. Já houve casos de professores e alunos terem que comprar o material que é utilizado no laboratório para que as aulas pudessem acontecer", diz uma aluna. Devido à dificuldade financeira, conforme afirma, materiais de expediente, como cartuchos de toner para impressão das declarações que os alunos necessitam durante a realização de estágios, estão em falta.

"Os alunos reclamam da situação. Já há quem pense em desistir do curso devido os problemas", afirma. A reportagem também apurou que, na unidade, os pagamentos referentes às despesas com o consumo de água e energia são pagos pela Prefeitura do município, através de convênio com a instituição. No local, funcionam três turmas do curso técnico em gastronomia, divididas nos dois períodos, uma turma na tarde e outra na noite. O curso possui cerca de 90 alunos matriculados. O custeio para realização dos cursos é feito pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), através de repasse financeiro ao Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), responsável pela manutenção dos CVTecs. Para realização de todas as ações previstas para 2013, que incluem, além dos CVTecs, outras instituições mantidas pelo Centec, os recursos destinados pela Secitece atingem cerca de R$ 16 milhões, conforme a própria Secretaria. O dinheiro, além de ser utilizado na manutenção de todos os cursos oferecidos, também é usado para pagamento da folha de funcionários, professores e administradores.

Embora o CVTec do Crato possua coordenação nomeada, as diretrizes são estabelecidas em conjunto com a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec Cariri), através do diretor da instituição, professor Raimundo de Sá Granjeiro Barreto. Por telefone, ele confirmou os problemas que a instituição vem enfrentando nos últimos anos.

Raimundo Granjeiro nega, no entanto, que haja carência de professores para o curso técnico em cozinha na unidade de Crato e afirma que, desde o mês de agosto deste ano, há um esforço sendo desenvolvido pelo corpo administrativo do CVTec no sentido de sanar as demandas ainda existentes. "A direção recebeu uma espécie de herança maldita oriunda da gestão passada. Os problemas foram muitos. Embora a nova diretoria já esteja à frente da instituição há pouco mais de um ano, ainda não houve tempo suficiente para sanarmos todas as dificuldades. Estamos trabalhando neste sentindo", afirma.

Conforme o professor, neste segundo semestre não houve reclamações de alunos à coordenadoria do curso, tão pouco à direção da unidade. "No passado, uma das reivindicações, inclusive, era o laboratório de práticas culinárias que nós já entregamos. Em relação ao problema de professores, não há carências neste sentido. A denúncia, no nosso entendimento, não procede", avalia Raimundo Granjeiro.

Em nota, a Assessoria de Comunicação confirmou que o Instituto Centec passou por diversos problemas administrativos ao longo dos anos, motivo pelo qual encontra-se atualmente num processo de reestruturação com a nova gestão do diretor presidente Francisco Ferrer Bezerra, que teve início em fevereiro de 2013.

Reestruturação
Conforme a nota, o Governo do Estado, através da Secitece, está dando total apoio à instituição durante o processo de reestruturação e a expectativa é que ela esteja concluída já no próximo ano de 2014.

O documento também ressalta que o CVTec do Crato iniciou suas atividades em maio de 2001 e hoje possui um total de 93 alunos do curso técnico de nível médio em cozinha. Todos encontram-se no segundo módulo e concluirão o curso no 2º semestre deste ano.

A assessoria explica, ainda, que as aulas foram interrompidas no primeiro semestre devido à reforma do laboratório de processamento de alimentos que foi reinaugurado em agosto.

A nota é finalizada com a informação de que todos os cursos técnicos de nível médio do Instituto Centec estão em processo regulamentar de reconhecimento junto ao Conselho Estadual de Educação e que até o final deste ano o Centec atingirá a marca histórica de meio milhão de pessoas capacitadas.

Mais informações
Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec)
Rua Silva Jardim, 515
Bairro José Bonifácio - Fortaleza
Telefone: (85) 3066.7000

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis