Barbalha (CE): CAPS apresenta projeto sobre redução de danos à saúde

O Centro de Atenção Psicossocial Dr. Paulo Duarte Sampaio (CPS III), promoveu na manhã desta sexta-feira (01), palestra com a participação dos profissionais desta instituição de Saúde mental, de usuários e de familiares, onde foram debatidos assuntos concernentes os danos às pessoas que fumam, ou seja, os usuários que ainda tem o vício de fumar.

O coordenador do CAPS III, Thiago Figueiredo além de receber os usuários, também pôde contar com a presença dos familiares dos pacientes que vieram receber todas as informações técnicas, por parte do enfermeiro Adalberto Cruz Sampaio e da Psiquiatra, a Dra. Juliana de Paula.

Segundo Adalberto Sampaio, a família começou como uma parceira do CAPS, com relação ao projeto que hora inicia que é a redução de danos principalmente no quesito parar de fumar. “Nós precisamos da parceria da família, para que consigamos o objetivo principal que é, permitir que esse usuário consiga parar de fumar na instituição”, disse Adalberto Sampaio.

O enfermeiro Adalberto ainda completou que quando consegue a parceria da família, ela entra como um colaborador a mais, é um ente de confiança que vai ajudar a questão do tabagismo na vida de cada usuário, e isso, todos nós teremos um objetivo alcançado que é fazer com os pacientes parem de fumar.

A Psiquiatra Juliana de Paula, disse que a presença da família nesse “Projeto Redução de Danos” é importante, porque em muitas vezes os familiares e os usuários em casa, vivem nesse ciclo vicioso. A Dra. Juliana de Paula disse se muda a concepção da família em relação ao uso do cigarro, logicamente que o paciente do CAPS que é o grande prejudicado com o uso do cigarro, consiga de repente para de fumar ou ter a consciência que fumar não bem para a saúde.

O Coordenador do CAPS Thiago Figueiredo disse que a palestra não foi importante somente para os usuários do CAPS III, mas também, para os familiares que compareceram e puderam observar o quanto é importante o envolvimentos deles, enquanto família para também, dialogar e manter esse vínculo com seus parentes e amigos que fazem parte do atendimento no CAPS como usuários, e essas informações passadas pelos profissionais da instituição, o enfermeiro Adalberto Sampaio e a Psiquiatra Juliana de Paula foi importante porque trás esse projeto redução de danos, e aborda um assunto importe que é sobre o tabagismo. “Por isso eu classifico como uma palestra que interagiu, usuários e familiares e profissionais da área da secretaria de Saúde, através do CAPS”, finalizou Thiago.

Assessoria de Imprensa / PMB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis