Juazeiro do Norte (CE): Cidade deve receber 600 mil fiéis para Romaria de Finados

A Romaria de Finados, maior do ano neste município, tem abertura na madrugada de hoje com o Ofício da Imaculada Conceição, celebrado na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, com grande quantidade de fiéis. O tema da romaria este ano é: "Com o Padre Cícero, somos Igreja peregrina que caminha para a Luz". O evento, que se estende até o próximo dia 2 de novembro, deve atrair público de 600 mil pessoas, de diversas localidades do Nordeste brasileiro, conforme previsão da Igreja Católica.

No ano passado, segundo dados da organização, 500 mil romeiros participaram da Romaria de Finados. Neste ano, o aumento no número de romeiros é creditado à expectativa quanto a possível reabilitação do Padre Cícero Romão Batista, cujo processo está sendo analisado pela Congregação da Doutrina da Fé, em Roma. Um dos pontos de maior concentração de romeiros, inclusive, deverá ser o túmulo onde estão depositados os restos mortais do "Padim", localizado no altar da capela do Socorro.

"Independente do Padre Cícero ser canonizado, ele já responde à fé e às necessidades do povo do Nordeste e de muitas outras partes do Brasil. A presença destes milhares de romeiros que chegam ao Juazeiro comprova a certeza de que, para estes fiéis, a santidade já é uma realidade", frisa o padre Joaquim Cláudio de Freitas, pároco da Basílica.

A discussão em torno da reabilitação de Padre Cícero foi levantada pelo bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, durante audiência com o papa Francisco, no Vaticano, há cerca de quinze dias. À época, dom Fernando informou ao Diário do Nordeste que "embora o Papa Francisco não tenha respondido se seria ou não possível a reabilitação, ele prometeu que se aprofundaria nos estudos em relação ao caso".

Missas
Durante todos os dias de romaria serão celebradas missas nos horários das 4h30 da manhã; 6 horas, 9 horas e 19 horas. Ao meio dia será realizado o ofício das almas e, à tarde, por volta das 15 horas, haverá encontros dos romeiros no Círculo Operário São José. No período noturno, a partir das 20 horas, os romeiros poderão participar do tradicional Show do Chapéu, na Praça do Romeiro.

Os peregrinos também contarão com um atendimento especial, criado pela Igreja, para que possam receber orientações sobre locais de possível visitação, e demais assuntos relacionados ao evento. "Nós disponibilizamos, na verdade, uma sala de informações ao romeiro para que haja maior facilidade de deslocamento para acompanhamento da programação durante o período da romaria", informa padre Joaquim Cláudio.

Ele, no entanto, avalia que há demandas que precisam ser sanadas para melhor atendimento ao romeiro. Entre as demandas, questões de segurança, trânsito, saúde e melhores condições de acolhimento aos peregrinos serão prioritárias. "Deveríamos contar com maior apoio do poder público", afirma o religioso.

Conforme afirma, a Prefeitura Municipal poderia ter se preocupado em criar pontos de recepção aos romeiros nas divisas de Juazeiro do Norte com os municípios de Crato, Barbalha e, ainda, Caririaçu. "A estrutura disponibilizada pelo município não atende a maioria das necessidades", avalia o sacerdote.

O pároco argumenta que o município não se preparou para o crescimento do número de fiéis, no período de romarias, deixando de criar ações que pudessem gerar maior comodidade aos romeiros. "No período de romarias a população de Juazeiro quase que triplica", diz ele, afirmando que os peregrinos também necessitam de ações por parte do poder público local. "O romeiro precisa de estacionamento, de assistência médica, de segurança e da organização no trânsito", ressalta o padre.

A Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro, no entanto, alega que as questões apresentadas pelo religioso já haviam sido mapeadas e, para a Romaria de Finados, muitas das demandas já deverão estar sanadas.

Esforços
Entre as preocupações, segundo a titular da pasta, Marli Bezerra, a segurança que será oferecida ao romeiro é a que demandou maior esforço dos grupos envolvidos na realização do evento deste ano. Cerca de 150 policiais militares estarão trabalhando no período na realização de rondas a pé e motorizadas. Todas as viaturas, incluindo motocicletas, serão disponibilizadas pelos comando do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Juazeiro.

O comandante do 2º BPM, tenente-coronel José Wellington Alves da Silva, informou que, caso haja necessidade, as aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Pelotão de Cavalaria da Polícia Militar também serão utilizados durante a operação.

Já em relação ao acolhimento aos romeiros e à qualidade dos serviços que serão prestados por proprietários de ranchos, pousadas e hotéis da cidade, ela lembra que foi solicitado que os romeiros recebessem o melhor tratamento possível durante o período em que permanecer hospedado no município. "A intenção é manter o mesmo nível de atendimento disponibilizado ao romeiro durante a romaria da Mãe das Dores", disse a secretária.

Mais informações
Paróquia Basílica Menor Santuário Nossa Senhora das Dores
Rua Padre Cícero, 147
Centro - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3511.2202

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis