Crato (CE): Estudantes e professores ocupam reitoria da Urca

Estudantes, professores e funcionários da Universidade Regional do Cariri (Urca), no município de Crato, no sul do Ceará, ocuparam a reitoria da universidade nesta quarta-feira (30). O grupo, que defende a paralisação das atividades da Urca, reclama de problemas de infraestrutura e da falta de professores. "Eu quero uma universidade melhor. A Urca está sucateada, com carência enorme de professores efetivos", diz o estudante Artur Morais.

Apesar de reconhecer os problemas, parte dos alunos e servidores é contra a paralisação. O estudante Gonçalo Rodrigues tem consciência das necessidades, mas acredita que a greve não é o momento mais adequado. "A gente é contra porque [a greve] não foi comunicada a todos os professores e o pessoal da Anel [Associação Nacional do Estudantes Livres], que está organizando o movimento, não deixa quem é contra falar", relata.

A reitora da Urca,  Antônia Otonite de Oliveira Cortez, disse que só vai falar sobre o assunto após uma reunião com representantes do Sindicato dos Professores. A reunião deve ocorrer nesta quarta-feira. A paralisação ou não das atividades deverá ser decidida em assembleia geral com a participação de alunos, professores e servidores da Urca.

Parte dos alunos da Urca pararam de frequentar as aulas desde a sexta-feira da semana passada, em protesto por melhorias na unidade. Os alunos reivindicam principalmente a contratação de mais professores. Segundo o grupo que aderiu à greve estudantil, há necessidade de pelo menos 350 novos professores.

“Todos os campi da Urca estão precarizados. O campus do triângulo tem problemas na questão da eletricidade, da refeição, tudo bagunçado. O pessoal do direito diz que seis vezes por dia caiu a energia, tiveram até aula sem luz”, diz o estudante Fernando Teixeira, coordenador da greve.

Fonte: G1



AddThis