Juazeiro do Norte (CE): Município sedia Conferência Brasileira sobre mídia e cultura popular

Alguns dos mais importantes pesquisadores que estudam a relação entre a cultura popular e a mídia desembarcam esta semana em Juazeiro do Norte. A XVI Conferência Brasileira de Folkcomunicação terá início na próxima quarta-feira (26) e se estende até sexta-feira (28). O evento, organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Cariri, vai discutir a importância da cultura popular para o desenvolvimento regional e contará com a presença de pesquisadores renomados na área de comunicação como Renato Ortiz. As inscrições para o evento ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site www.folkcomufc.blogspot.com.br com taxas que variam entre R$ 40,00 e R$ 80,00, dependendo da categoria.

Segundo os organizadores, cerca de 250 pessoas, vindas de todas as regiões do país, devem participar da Conferência. A programação inclui palestras, mesas redondas, grupos de trabalho e oficinas, todos com temáticas voltadas para a área da cultura popular.  Embora seja realizado pelo curso de Jornalismo da UFC e pela Rede Brasileira de Folkcomunicação (Rede Folkcom), este não é um evento voltado para jornalistas, mas para todos os interessados nas áreas de comunicação e cultura popular.

Esta é a primeira vez que a Conferência acontece na região do Cariri cearense. A última edição foi realizada em 2012 na cidade de Campina Grande (PB).  “A região do Cariri respira cultura popular, mas ainda falta aprofundar o debate sobre o modo como os meios de comunicação influenciam ou são influenciados por essa cultura. A Folkcomunicação permite esta reflexão”, explica a coordenadora do curso de Jornalismo na UFC, Rosane Nunes, uma das responsáveis pela organização do evento.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis