Por que os cachorros colocam as cabeças para fora da janela do carro?

Se você é daqueles que babam quando veem qualquer cachorro aproveitando a ventania pela janela de um carro em movimento, acredite: você não está só. Mas por que será que praticamente todo cão gosta de ficar na janela do carro? Será que existe alguma explicação para isso? Existe.

Antes de qualquer coisa, tenha sempre em mente o seguinte: cachorros são praticamente narizes ambulantes. Enquanto o olfato humano é equipado com míseros 5 milhões de receptores de cheiro, o canino tem 225 milhões.

Quando o ar está em movimento, todos esses sensores são mais bem ativados e os cachorros conseguem captar e reconhecer as inúmeras moléculas de odor presentes no ar. Então, quando seu cachorro coloca a cabeça para fora da janela ele está, na verdade, chafurdando em um mar de todos os cheiros possíveis.

Cuidados
Essa exposição toda, porém, pode deixar seu cão muito ansioso, o que, como você já deve ter percebido, não é bom para ele. Cesar Millan, especialista em comportamento canino, explica que algumas medidas podem ser tomadas para que o passeio de carro seja tranquilo: você deve evitar dar comida a seu animalzinho antes de sair para o passeio; porém, deve levar aquele brinquedinho que seu cachorro gosta de ficar mordendo – isso vai mantê-lo calmo.

É importante evitar fazer longos passeios – a não ser que seu cãozinho já esteja acostumado com isso – e é preciso estar sempre atento ao tanto que a janela do seu carro estará aberta, por motivos de segurança mesmo. Depois disso, é bem provável que você e seu cachorro façam um ótimo passeio.

Fonte: Mega Curioso



AddThis