Governo do Ceará entrega nova base e ambulâncias do SAMU no Cariri

Saber que em casos de emergência pode contar com o atendimento do Samu é uma tranquilidade a mais para a população. Ciente disso, o Governo do Ceará está trabalhando para garantir a universalização do serviço no estado. Nesse sentido, Jardim, no Cariri, recebeu na manhã desta sexta-feira (6) a 78ª base do Samu no Ceará, que vai contar com o apoio de uma ambulância. Outro veículo equipado para o atendimento das pessoas foi entregue logo em seguida na cidade do Crato para reforçar a atuação da base local.

Presente às entregas, o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil do Ceará, Nelson Martins, comentou que a ampliação do número de bases do Samu, aliado às unidades de saúde construídas, faz parte do planejamento do Governo do Ceará de levar ao maior número de cearenses um atendimento ágil e de excelência para salvar vidas. “Essas inaugurações vão fazer com que o Ceará seja o primeiro estado no Brasil a universalizar o Samu. Isso faz parte da nova plataforma de saúde que visa ampliar o serviço e melhorar a qualidade da saúde em nosso estado. O Ceará já tem a melhor estrutura com as policlínicas, centros de especialidades odontológicas e hospitais regionais, estratégicos e polos. Agora, o desafio é essa integração desses equipamentos, garantindo em cada região que possamos melhorar o atendimento à população e o Samu vai colaborar para isso”, disse o assessor especial da Casa Civil.

Ao final da ampliação, o Samu passará a ter no Ceará 122 bases e 199 veículos. Para o diretor-geral do Samu no Ceará, coronel João Vasconcelos, o investimento feito pelo Estado nos últimos anos tem qualificado o serviço como um dos melhores no Brasil através das ferramentas diversificadas utilizadas no trabalho. “O primeiro é o aeromédico, uma parceria que temos com o Ciopaer. São duas aeronaves que voam o estado todo para socorrer o povo do Ceará. Outra ferramenta é o trombolítico, que ajuda na sobrevida de uma pessoa que teve uma parada cardíaca em 80%. A terceira é essa universalização do Samu em todo o Estado”. O Samu é uma pareceria entre os entes federativos e a União, responsável pela aquisição das ambulâncias. A cargo do Estado fica a contratação dos profissionais e os municípios têm a obrigação de disponibilizar as bases e manter sua estrutura.

Para ser atendido pelo Samu basta a população ligar gratuitamente para o 192. O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo e armas brancas, quedas, choque elétrico, afogamento e intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética. Também é acionado para a realização de atendimento de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário