Após fim do motim, PMs desocupam batalhões e viaturas já circulam no interior

Passadas cerca de 14 horas após o anúncio do encerramento de motim no Ceará, policiais militares já desocuparam os batalhões, onde parte deles se concentrava para reivindicar por uma reestruturação salarial, e parte das viaturas voltaram a circular no Estado. 

Enquanto em Fortaleza, as viaturas e motos passam por perícia na área dos batalhões ou são rebocadas, em cidades do interior, como Sobral e Iguatu, os veículos já estão sendo utilizados pela polícia nas ações de patrulhamento.

Em nota enviada ao Diário do Nordeste, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) confirma que "as viaturas da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que estavam paradas estão voltando às ruas, tanto na Capital quanto no Interior" e garantiu que "uma força-tarefa foi montada para garantir que os veículos estejam em pleno funcionamento o mais breve possível". 

No 18° Batalhão de Polícia Militar (Antônio Bezerra), epicentro das paralisações, a Rua Anário Braga ainda permanecia, por volta das 10h desta segunda-feira (2), tomada pelas viaturas estacionadas. Enquanto isso, outras eram rebocadas. 

Porém, há uma movimentação diferente no local em comparação aos dias do motim. Servidores trabalham no local para que seja realizada a retirada de todos os carros da polícia. Além de não haver mais policiais amotinados, a reportagem constatou que no prédio do 18º e entorno estão presentes comandantes de batalhões realizando rondas a fim de descobrir quais viaturas são ou não de sua responsabilidade.

PMs também catalogam os carros e analisam quais as condições de cada um deles: se estão com pneus secos, furados, se precisam de borracheiros ou, em último caso, de reboque.  

Uma parte do quarteirão onde fica o 18° BPM foi bloqueada por um policial, sob a justificativa de que haveria uma perícia nas viaturas, nos entornos e no próprio Batalhão.

No 12° BPM, em Caucaia, os policiais se recusaram a dar entrevistas, mas a reportagem encontrou vários policiais se apresentando para o serviço. No local, não há mais policiais amotinados ou aquartelados e cerca de 12 viaturas ainda estão paradas, com pneus secos ou furados.

Interior
Em Sobral, no norte do Ceará, todo o efetivo policial está nas ruas, trabalhando normalmente, segundo informações do coronel Colares, comandante do 3° BPM de Sobral. 

A base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Raio também foi desocupada pelos PMs amotinados em Sobral, mas no interior do prédio ainda há viaturas e motos com pneus esvaziados.

Segundo moradores da região, os homens que aderiram à paralisação deixaram o local por volta de 1h desta segunda-feira (2). 

Embora seja possível avistar viaturas trafegando nas ruas, o levantamento de equipes e viaturas ainda está vem sendo realizado. "Já estávamos com o efetivo operando desde o dia 20", corroborou o tenente Marcos Paulo, comandante da Uniseg Sobral. 

Já em Iguatu, o trecho da Rua Adeodato Matos, onde fica o 10º BPM do município, está liberado. A movimentação no quartel também é tranquila. 

Em Juazeiro do Norte, borracheiros já foram chamados para consertar os pneus das viaturas, que estão passando por uma rápida vistoria. A expectativa é que o serviço policial seja normalizado por completo durante esta tarde. Os veículos sem condição de uso serão levadas à sede do 2° BPM. 

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário