Com 235 mil vagas, estão abertas as inscrições do Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu as inscrições nesta terça-feira (22) para os candidatos que desejam disputar vaga em universidades públicas. Ao contrário do que ocorreu em edições anteriores e do que estava informado no próprio site, a página já exibia pela manhã as notas de corte parciais de cada curso. O site também apresentou dificuldades de acesso e os estudantes criticaram as falhas com memes no Twitter. Nas redes sociais, estudantes comentavam a oscilação das notas de corte (veja abaixo).

Procurado pelo G1, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que houve "lentidão" devido ao grande número de acessos e que o site estava em "normalização". Sobre a divulgação antecipada das notas de corte, a assessoria do órgão aguardava retorno para esclarecer a dúvida apontada pela equipe de reportagem.

Se mantidas as regras adotadas nos anos anteriores, as notas de corte seriam divulgadas somente uma vez a cada dia a partir das 0h de quarta-feira (23). Elas seriam atualizadas no começo da madrugada de quinta (24) e de sexta (25). Nas edições anteriores, no último dia de inscrição os estudantes se guiaram somente pela nota de corte divulgada na madrugada, sem novas atualizações sobre a movimentação das notas nas últimas 24 horas do processo.

Como funcionam as notas de corte?
Em edições anteriores, o Sisu divulgou, uma vez por dia, depois de 24h de inscrição, uma nota de corte parcial para cada modalidade e curso. Ela é uma referência para ajudar o estudante a se inscrever em uma opção na qual realmente tenha chances de aprovação.

Ela é calculada da seguinte forma: supondo que sejam 30 vagas de ampla concorrência no curso de educação física, na universidade X. No primeiro dia, 60 candidatos se inscrevem para essa opção. Entre eles, vão ser aprovados os que tiverem as 30 maiores notas no Enem. Ou seja: a nota de corte será a 30ª mais alta. Exemplo: 642 pontos.

Se, no dia seguinte, alunos com desempenho melhor se inscreverem, esse patamar vai subir. Por isso, é importante ficar atento e selecionar opções em que haja chance real de aprovação. Se a nota do candidato for de 450, dificilmente ele será selecionado em um curso cuja pontuação mínima seja 642. Vale procurar outra opção.

É bom repetir: a nota de corte é só uma referência. Mesmo após a última ser divulgada, nas primeiras horas da madrugada de sexta-feira, outros participantes podem se inscrever até o fim do dia - o que muda a nota mínima. Consequentemente, só é possível saber se realmente foi aprovado quando os resultados forem publicados na segunda-feira (28).

Quem pode participar do Sisu?
Para participar, é necessário ter feito o Enem 2018 e tirado nota acima de zero na redação. Os resultados individuais do exame foram divulgados na última sexta (18) e podem ser consultados na página do participante. Basta digitar o CPF e a senha cadastrada no sistema.

Para que serve o Sisu?
O Sisu oferece 235.461 vagas em diversas universidades públicas. Deixa de ser necessário fazer um vestibular para cada uma – por esse sistema, o candidato usa a nota do Enem para pleitear uma vaga nas 129 instituições de ensino participantes.

Fonte: G1 

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis