Juazeiro do Norte (CE): Transposição do rio São Francisco é tema de debate

Foi discutido nesta quinta-feira (05) no Memorial Padre Cicero, o resultado da auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União(TCU) nas obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. O fórum de debates com prefeitos e vereadores das cidades que serão beneficiadas com o projeto da transposição do Rio São Francisco foi organizado pela comissão externa da câmara dos deputados

Relatório
57% dos municípios da área de influência do Projeto de Integração do rio São Francisco (Pisf) não possuem convênios ou serviços adequados para execução das obras de abastecimento de água e esgoto.

Segundo o deputado federal e coordenado da comissão externa de transposição e revitalização do Rio São Francisco, Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE) “a maior preocupação é quanto ao volume de água após o término das obras da transposição. O que já faz surgir novos estudos visando melhorar a vazão de água do rio e fazer uma transposição do Tocantins para o São Francisco”.

Já o secretário de meio ambiente do Estado, Artur Bruno, falou da importância de agilizar as situações “o governador Camilo Santana sabe da importância da transposição do Rio São Francisco e fará tudo que for de responsabilidade do Estado para agilizar as obras no Ceará.”

Presenças
Estiveram presentes o Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério das Cidades, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), Secretaria das Cidades do Ceará, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), Caixa Econômica Federal, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), União dos Vereadores do Ceará (UVC) e Caixa Econômica Federal.  Segundo o deputado federal e presidente da comissão, Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE) falou da importância a maior preocupação é se a água terá um volume menor do que projeto inicial.

Amanhã (06), os doze membros da comissão, em conjunto com o secretário nacional de recursos hídricos do Ministério da Integração, se integram a delegação de empresários da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), com o presidente Beto Studart, onde verificarão as obras de saneamento e abastecimento, como também, de canais, adutoras, reservatórios e estações de bombeamento de água do projeto. A comitiva fará vistoria nos municípios pernambucanos de Salgueiro e Cabrobó, e em Jati, no Ceará.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis