Várzea Alegre (CE): Agroecologia garante produção

O primeiro domingo de cada mês é dia de movimentação na localidade de São Vicente, na zona rural deste município. Produtores que atuam na Agroecologia promovem uma feira que comercializa grãos, frutos, caldo de cana-de-açúcar, comidas típicas, artesanato e literatura de cordel. O evento é pioneiro na região e tornou-se referência para outras cidades.

A Feira Agroecológica movimenta a economia local. Produtos como macaxeira, maxixe, fava, feijão, arroz, limão, banana, goiaba, bolo, tapioca, canjica, pamonha, peças de artesanato e até literatura de cordel são vendidos em barracas instaladas em uma área próxima ao Açude Olho D'água. Os grãos e frutos são cultivados nos quintais de pequenos agricultores, transformando-se na oportunidade de incremento da renda.

"A feira tem esse potencial porque o agricultor tem a certeza de que vai produzir e irá vender", afirma José Marcílio Feitosa, presidente da Associação de Desenvolvimento Sustentável do município. "Começamos há mais de uma década e, mesmo no período de estiagem, não deixamos de realizá-la". Os produtores oriundos da agricultura familiar estão mobilizados e motivados a participar da feira mensal.

Muito se fala em produzir grãos, frutas e verduras de forma sustentável e agroecológica, sem uso de veneno na lavoura, mas pouco tem se visto no campo. São reduzidos os exemplos de agricultores que mostram interesse e conseguem produzir de forma orgânica, ante a dificuldade de combater as pragas e a falta de assistência técnica.

A localidade de São Vicente dá um exemplo, que serve de modelo para outras localidades rurais. "A gente recebe visita de outros agricultores e de integrantes de movimentos populares da região, que querem saber como a feira é realizada, os seus resultados financeiros e a forma de produção orgânica", disse Feitosa. "Há troca de experiência entre os agricultores".

Antônio Matias produz pequi e buriti. Para ele, a feira é uma maneira de divulgar e vender os frutos de seu trabalho. "As feiras são a vitrine do agricultor familiar, a oportunidade de divulgar e comercializar os gêneros produzidos no campo", aponta o produtor.

A inexistência de agrotóxicos no cultivo é um diferencial que chamou a atenção de Joaquim Marques, consumidor fiel dos produtos orgânicos. "São produtos sadios, que fazem bem ao consumidor e o preço, se você comparar, está até um pouco mais baixo que na cidade", disse o comprador.

"A comercialização eleva a autoestima dos produtores rurais", observa o secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico, André Fiúza de Menezes. "A produção mantém-se permanente e o excedente é vendido em outros sítios e na área urbana".

Em julho passado, o bispo da Diocese de Crato, dom Fernando Panico, visitou a Feira Agroecológica do sítio São Vicente, por ocasião dos oito anos de criação do evento, que é coordenado pela Associação de Integração, Desenvolvimento Social e Sustentável. "Precisa ser mantida porque incentiva os agricultores a produzirem de forma orgânica, além de gerar emprego, melhorar a renda na comunidade e fixar as famílias no campo", observou na época, o religioso.

O prefeito de Várzea Alegre, Vanderlei Freire, reassumiu o compromisso de construir o mercado dos artesãos e também de melhorar a infraestrutura local para a comercialização dos produtos. A feira ocorre ao longo do dia. No fim de tarde e início da noite há shows com artistas locais - forro pé de serra, que é o ritmo que predomina.

O artesanato e o cordel também ajudam a impulsionar as vendas na feira. As peças (redes, enfeites de madeira, barro, toalhas, caminho de mesa, guardanapo) e versos produzidos pelos moradores são ricos em detalhes e acabamentos. "As redes são vendidas em outros Estados e referência nacional pela qualidade e modelo", observa a artesã, Maria Miguel de Oliveira, a Rosinha, da Associação Comunitária de Mocotó.

Mais informações
Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico
Telefone: (88) 3541. 1522
E-mail: agricultura@varzeaalegre.ce.gov.br

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis