História de vigarista concorre duas vezes ao Oscar


Pela primeira vez duas versões de uma mesma história disputam a vaga para representar o Brasil no Oscar 2012. Tanto a ficção "Vips", de Toniko Melo, quanto o documentário "Vips - Histórias Reais de um Mentiroso", de Mariana Caltabiano, abordam a vida do vigarista Marcelo Nascimento da Rocha. Autor de diversos golpes menores, o rapaz ficou famoso após enganar o apresentador Amaury Jr. no Carnaval do Recife, em 2001, ocasião em que fingiu ser filho do dono da empresa de aviação Gol. O episódio inclusive é retratado por ângulos diferentes nas duas produções.

O primeiro passo para a história de Marcelo virar filme foi dado pela produtora Mariana Caltabiano, responsável pelo site infantil iGuinho. Foi ela que em 2003 procurou o golpista e, após gravar doze horas de depoimentos, publicou o livro "Vips - Histórias Reais de um Mentiroso", lançado pela editora Jaboticaba em 2005. Do livro surgiu a ideia da ficção, que nas mãos do diretor Toniko Melo virou "Vips", sucesso de bilheteria estrelado por Wagner Moura. Já Mariana aproveitou o material gravado e transformou no documentário "Vips - Histórias Reais de um Mentiroso", que de acordo com ela tem na diferença da versão ficcional seu maior trunfo. "O público assiste ao filme do Toniko e fica com vontade de saber o que realmente aconteceu", afirmou em entrevista ao iG. 

Além dos dois "Vips", estão na lista divulgada pelo Ministério da Cultura filmes como "Tropa de Elite 2", a maior bilheteria da história do cinema brasileiro, "Bruna Surfistinha", adaptação da biografia da garota de programa Raquel Pacheco, e "Assalto ao Banco Central", longa baseado no maior roubo da história do País.

Veja abaixo a lista com os 15 filmes brasileiros:

"A Antropóloga", de Zeca Nunes Pires
"As Mães de Chico Xavier", de Glauber Filho e Halder Gomes
"Assalto ao Banco Central", de Marcos Paulo
"Bruna Surfistinha", de Marcus Baldini
"Estamos Juntos", de Toni Venturi
"Família Vende Tudo", de Alain Fresnot
"Federal", de Erik de Castro
"Lope", de Andrucha Waddington
"Malu de Bicicleta", de Flávio Ramos Tambellini
"Mulatas! Um Tufão nos Quadris", de Walmor Pamplona
"Quebrando o Tabu", de Fernando Grostein Andrade
"Trabalhar Cansa", de Juliana Rojas e Marco Dutra
"Tropa de Elite 2", de José Padilha
"Vips", de Toniko Melo
"Vips - Histórias Reais de um Mentiroso", de Mariana Caltabiano

Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis