Indicação deixa cearenses otimistas, mas causa incômodo no PMDB


A indicação do senador José Pimentel (PT-CE) como novo líder do Governo no Congresso Nacional foi bem recebida pelo coordenador da bancada cearense da Câmara, deputado federal Arnon Bezerra (PTB), e com “naturalidade” pelo opositor e também deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB). A expectativa dos parlamentares é que o Ceará receba maior atenção da presidente Dilma Rousseff (PT).

Para Arnon, a escolha de Pimentel é boa para o País e “excelente” para o Estado. “O Ceará ganha mais prestígio do já tem, pois já tem o governador aliado, Cid Gomes (PSB), com compromisso com o Governo”. Segundo Gomes de Matos, Pimentel, embora tenha sido “árduo crítico” do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), não é considerado radical. “Ele conhece bem a casa e sabe da necessidade de ter governo e oposição em diálogo para tirar o País do marasmo e da corrupção”.

De acordo com Gomes de Matos, a oposição espera que Pimentel “possa mostrar ao governo a necessidade de não criarmos mais impostos, com a justificativa de criar o imposto da solidariedade para a saúde” - sinalização que já foi dada ontem mesmo, ao dizer que a criação do novo tributo não está na pauta. Para Gomes de Matos, ter um senador do Ceará como responsável pela articulação no Congresso é a chance de o Governo dar atenção ao Estado, que, até o momento, segundo ele, “não recebeu nenhum benefício concreto por ter dado 80% dos votos à presidente Dilma”.

Sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza – Pimentel é um dos 13 pré-candidatos do PT –, o senador disse que a “questão de Fortaleza não está no momento ainda”. Pimentel ressaltou ainda a importância de manter a aliança política com o governador Cid Gomes (PSB), no Estado e na Capital. No novo posto, o senador disse que um dos objetivos é reduzir as desigualdades no Estado. “Queremos que o Ceará chegue a 4% do PIB nacional”. Pimentel era primeiro vice-líder do governo Dilma, e desde que Mendes Ribeiro (PMDB-RS) foi indicado para assumir o Ministério da Agricultura, no mês passado, passou a ser cogitado para assumir a função.
Pimentel foi formalmente nomeado na manhã de ontem, em reunião da coordenação política do Governo.

Incômodo
Mas a escolha desagradou deputados do PMDB. Havia a expectativa de que o cargo, antes ocupado por Mendes Ribeiro, permanecesse com o partido e fosse ocupado por um deputado e não por um senador. (com agências)

ENTENDA A NOTÍCIA
Como líder do Governo no Congresso, o senador será responsável por mediar os interesses da Presidência, entre as bases aliadas e a oposição no Legislativo Federal e dar celeridade à tramitação de projetos.

SERVIÇO
Gabinete de Pimentel
Telefones: (61) 3303.6390/6391
E-mail: gab.josepimentel@senado.gov.br

Saiba mais
O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), afirmou que deverá haver rodízio na liderança no Congresso e José Pimentel (PT-CE) deve ser substituído em breve. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff se comprometeu a entregar a liderança no ano que vem para um deputado peemedebista.
“O Temer (vice-presidente, Michel Temer) disse que a presidente fará esse rodízio. Já estamos em setembro, então eu achei razoável”, disse Alves.

Mas o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), considerou a informação “sem fundamento”. “É a presidente quem escolhe os líderes, não acho que ela chamaria alguém para ser líder por quatro meses”. Jucá chamou de “vencida” a expectativa de seu partido de indicar o sucessor de Mendes Ribeiro (PMDB-RS) como líder.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis