Primeiro doutorado no Interior do CE

O primeiro doutorado aprovado em universidade pública no interior do Ceará foi iniciado na Universidade Regional do Cariri (Urca). São 12 doutorandos em Bioquímica Toxicológica, da própria instituição. O doutorado será desenvolvido de forma interinstitucional, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. A meta é que, nos próximos anos, a instituição tenha implantado totalmente um curso de doutorado. Atualmente, a Urca conta com um Mestrado em Bioprospecção Molecular, o primeiro do gênero no Brasil.

A aula inaugural do curso foi realizada na noite desta segunda-feira, no Salão da Terra, no campus do Pimenta, no Crato. A abertura oficial foi feita pela reitora da instituição, Otonite Cortez, que destacou o momento de amadurecimento expressivo da universidade, com a implantação do doutorado. Ele afirma que a instituição tem passado por um rigoroso processo de redimensionamento na área da pesquisa.

O professor Álamo Feitosa, que irá realizar a coordenação pedagógica do curso, afirma que esse trabalho aponta para a efetivação de um doutorado na universidade. Ele ressalta a importância do avanço científico no âmbito da farmacologia e pesquisas com produtos naturais da própria região, até como forma de combate da biopirataria. Dentre os critérios de conclusão do curso, que poderá acontecer em até quatro anos, os alunos deverão cumprir pelo menos nove meses de aulas na UFSM, no Rio Grande do Sul.

Origem

Para o coordenador acadêmico, João Batista Teixeira, a origem do doutorado veio desde 2008, pelo programa desenvolvido na universidade, com professores do Rio Grande do Sul e Ribeirão Preto. O projeto foi aprovado para ser desenvolvido fora da sede, em Santa Maria, oferecendo as disciplinas normais e, em princípio, a intenção é que os doutorandos comecem a desenvolver os trabalhos junto com coorientadores do mestrado de Bioprospecção Molecular, além de contar com um orientador da UFSM. Durante a abertura das aulas, o professor realizou uma explanação a respeito da atual situação do Nordeste, em relação à pós-graduação no País.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis