Banner P3 728x90

Banner P3 728x90

Para viver melhor, afaste-se de pessoas com estes 5 tipos de personalidade

Seres humanos são complexos e desenvolvem seus traços de personalidade em decorrência de vários fatores diferentes: experiências de infância; relações familiares; autoestima; relação com literatura, música e outros tipos de arte; limites ou excessos em decorrência de questões sociais; aprendizado; saúde; características genéticas e por aí vai.

Muitas vezes, criamos um jeito não muito saudável de ver a vida e, em alguns casos, isso tem a ver com o tipo de personalidade das pessoas com as quais nos relacionamos, afinal aqueles que fazem parte do nosso convívio social têm relação direta com nosso estado de espírito. O fato é que existem alguns traços de personalidade que podem nos fazer mal, e se você acha que está na hora de fazer uma “limpa” na lista de pessoas que fazem parte da sua vida, comece se afastando das que se encaixam nos perfis a seguir:

1 – Aquela que faz com que você se sinta culpado
Você não tem a obrigação de estar sempre presente, e se algum dos seus amigos ou familiares tem o costume de cobrar a sua presença com frequência ou de fazer com que você sinta culpa por não ter comparecido a algum evento, pare e pense: seres humanos são livres; se não deu para ir àquela festa da galera, tudo bem, ninguém tem o direito de jogar pedras em você. Se há alguém do seu convívio que faz com que você sempre sinta culpa pelas escolhas que faz ou pelo que diz, reveja esse relacionamento.

2 – O birrento
Na infância, é comum testarmos os limites de nossos pais fazendo manha, esperneando e gritando quando ouvimos um “não” como resposta. O problema é que muita gente continua agindo dessa forma mesmo quando já não é mais criança. Não chegam a se jogar no chão em meio ao supermercado, óbvio, mas costumam agir de maneira agressiva, fazendo chantagens emocionais por não conseguirem expressar sentimentos de maneira clara, madura e saudável. Deixe esse tipo de gente para lá.

3 – O manipulador
Infelizmente, é fácil ser manipulado sem perceber, e é justamente por isso que você tem que aprender a reconhecer o perfil do manipulador. Geralmente, essa pessoa é cheia de charme, inteligência, persuasão e capaz de usar qualquer truque para conseguir o que deseja – por isso temos tanta aversão a ela. Se você perceber que uma pessoa parece exercer o poder de fazer com que você siga as ordens dela, fique esperto.

4 – O invejoso
A inveja é um problema sério, e se em algum momento da sua vida você já quis causar inveja em alguém, independente do motivo, pense bem se é isso mesmo que você quer. Ainda que esse sentimento, assim como o ciúme, seja normal da natureza humana, a inveja em excesso pode fazer com que uma pessoa queira tanto aquilo que você tem que passe a pensar em meios de conseguir isso, mesmo que precise apelar para ações desonestas e manipuladoras. Pessoas invejosas podem ser também as que fazem você se sentir sempre culpado e inseguro.

5 – O narcisista
Pessoas de personalidade narcisista não são apenas aquelas que são vaidosas em excesso – em termos psicológicos, o narcisismo vai bem além disso. São pessoas que acham que são importantes demais, privilegiadas e não costumam pensar muito nas outras pessoas, focando-se sempre em suas próprias necessidades.

O problema aqui é que essas pessoas focam tanto em deixar suas necessidades em primeiro lugar que acabam sendo péssimas companhias, já que praticamente não se importam com mais ninguém, o que é uma porta aberta a qualquer relacionamento tóxico, seja ele amoroso ou não. Quando alguém diz “nem tudo é sobre você” com muita frequência, comece a prestar atenção na forma como essa pessoa enxerga a si mesma e aos outros em termos de importância.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis