GeoPark Araripe e URCA realizam 1° Curso Universidade de Verão

O GeoPark Araripe e a Universidade Regional do Cariri (URCA) realizarão, entre os dias 24 e 28 de fevereiro, em Crato, o primeiro curso de verão da Instituição sobre Inovação, Aproveitamento de Recursos Minerais da Chapada do Cariri, Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis. Ao todo, estão ofertadas 200 vagas para universitários, professores e profissionais do Brasil e do exterior interessados em participar das discussões. Para inscrever-se é preciso acessar o site da URCA.

Concomitante ao evento ocorrerá a primeira reunião da Rede Geoparques da América Latina e Caribe (Brasil, México e Uruguai) e ainda o 1º Seminário Cordel Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO– voltado para apreciar estudos deste patrimônio.

Será uma semana repleta de atividades como seminários, workshops, painéis, oficinas e incursões em campo. As discussões serão encabeçadas por palestrantes reconhecidos internacionalmente, como o coordenador da Rede Global de Geoparques da UNESCO (UNESCO-GGN), Nickolaos Zouros;  a representante do Escritório da UNESCO no Brasil, Denise Gorfinkel e do Coordenador da Rede Latino- Americana e Caribenha de Geoparques (GeoLAC), Charles Canet.

A Universidade de Verão da URCA é um evento associado ao Curso Internacional de Verão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal, e pretende proporcionar aos participantes uma prática inovadora no conhecimento teórico quanto à gestão dos territórios e a implementação de diversas iniciativas, particularmente aquelas com envolvimento das comunidades locais. Esta é uma boa oportunidade para aumentar a consciência da sociedade sobre o valor e os princípios do Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO.

Outras informações como prazos de submissões de trabalhos, cronograma e comitê técnico podem ser encontradas no site do evento.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis