Lula mantém liderança com 45%; Bolsonaro oscila para 33%, mostra Datafolha

A 17 dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pelo Palácio do Planalto com uma vantagem de 12 pontos percentuais sobre seus adversários. É o que mostra pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha nesta quinta-feira (15).

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 13 e 15 de setembro, Lula tem 45% das intenções de voto – mesmo patamar da última pesquisa, divulgada na última sexta-feira (9).

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece com 33% das intenções de voto – eram 34% uma semana atrás. O movimento ocorre dentro da margem de erro estimada para a pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Na sequência vêm o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 8% (ante 7% na semana passada), e a senadora Simone Tebet (MDB), com 5% (mesmo patamar do último levantamento). Já a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) aparece com 2% das intenções de voto (ante 1%).

Os candidatos Felipe D’Ávila (Novo), Vera (PSTU), Leo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) − substituto de Roberto Jefferson (PTB), que teve o pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral − não pontuaram.

O levantamento também mostra que 4% dos entrevistados dizem que votariam em branco, anulariam o voto ou não escolheriam nenhum dos candidatos apresentados − mesmo patamar registrado uma semana atrás. Outros 2% não souberam ou preferiram não opinar − eram 3% no último levantamento.

Considerando apenas os votos válidos, (ou seja, deixando de lado a fatia do eleitorado que declara voto em branco, diz que anularia o voto ou ainda não decidiu seu candidato), Lula tem 48% (ante 49% no levantamento anterior). Já Bolsonaro aparece com 36% (ante 35%).

O quadro indica tendência de disputa em segundo turno entre Lula e Bolsonaro e reduz as chances de a disputa ser encerrada em 2 de outubro. Para um candidato vencer a disputa diretamente no primeiro turno, ele precisa alcançar a marca de 50% mais um voto entre os votos válidos.

Já na pesquisa espontânea (ou seja, quando não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados), Lula aparece com 41% das intenções de voto (ante 39% na pesquisa anterior). Já Bolsonaro tem 31% (ante 30%). Ciro Gomes manteve os 4% do levantamento anterior, e Simone Tebet oscilou de 2% para 3%. Outras respostas somaram 3% dos entrevistados.

O Datafolha também testou a posição dos eleitores em um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro − cenário-base de boa parte dos agentes políticos e analistas. Neste caso, Lula lidera com 54% das intenções de voto (ante 53% semana passada), contra 38% de Bolsonaro (ante 39%).

O instituto entrevistou 5.926 eleitores de 300 municípios distribuídos pelo país, entre os dias 13 e 15 de setembro − foi a segunda desde os atos do 7 de Setembro. A margem máxima de erro da pesquisa é 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. O intervalo de confiança é de 95%.

O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04099/2022.

Fonte: InfoMoney

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis