Governadora Izolda Cela entrega implantação de sistema de energia solar em escolas estaduais

A Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Doutor Gentil Barreira, localizada no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, sediou, nesta quinta-feira (15), o lançamento da instalação de módulos fotovoltaicos para geração de energia solar em unidades da rede estadual. A entrega do sistema implantado nessa escola representa o que já acontece em 17 prédios da rede pública estadual de ensino. A solenidade foi comandada pela governadora Izolda Cela.

Izolda Cela salientou o grande potencial do estado com as energias renováveis e os benefícios dos investimentos nesta pauta. “O Ceará tem esse movimento em prol das energias renováveis, trabalhando para ser uma referência no mundo há algum tempo. Nosso país é tão forte, bonito, rico, com o nosso estado sendo privilegiado com todo esse sol e ventos. Nosso potencial é algo que traz bastante esperança”, comentou.

O Ceará é pioneiro na instalação dos módulos fotovoltaicos em escolas públicas. O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), prevê, até o início de 2023, a implantação da energia solar em 32 escolas estaduais, distribuídas em 31 municípios de todas as regiões do estado. Destas, 17 já estão em funcionamento. A estimativa de economia nas contas de energia elétrica, quando todos os equipamentos estiverem com os sistemas em funcionamento, é de aproximadamente R$ 1 milhão por ano.

As obras contam com investimento de R$ 8,8 milhões. Os recursos para o projeto são do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará (FIEE), administrado pela Seinfra.

Ceará verde
A implantação dos sistemas é resultado da atual política energética do Ceará, que prioriza as fontes renováveis de energia, contribuindo com a sustentabilidade ambiental. Também atende a uma das premissas do Governo do Estado, a qual prevê que todo prédio público contemple o uso de fonte renovável e com eficiência energética, proporcionando mais economia nas contas de energia, expandindo a capacidade de geração própria e contribuindo para a modernização das instalações elétricas dos órgãos e entidades da administração pública.

Assim, outros equipamentos, como o Novo Aeroporto Regional de Sobral e as estações JK e Padre Cícero do metrô de Fortaleza também contam com energia solar. Entre as próximas estruturas a receber placas fotovoltaicas estão o Centro de Manutenção do VLT Parangaba/Mucuripe, que está em construção, e a Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa) em Maracanaú.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis