Governadora Izolda Cela entrega 67ª base do CPRaio em Tabuleiro do Norte

Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, é mais uma cidade cearense que conta com uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e uma Central de Videomonitoramento. O reforço na segurança foi entregue pela governadora Izolda Cela, na manhã desta segunda-feira (12), acompanhada de demais autoridades. Na oportunidade, a chefe do Executivo Estadual autorizou a construção de uma nova areninha para o município.

Izolda Cela reforçou o compromisso de garantir a presença do CPRaio em todo o Ceará. "O Raio tem uma capacitação diferenciada para determinadas abordagens, envolvendo mais flexibilidade e rapidez nos deslocamentos. Isso contribui para as várias frentes de trabalho das forças de segurança. Por isso, temos feitos esse esforço de assegurar novas bases e fortalecer o sistema da Segurança Pública para enfrentarmos esse grande desafio que é o combate à criminalidade", afirmou.

A base do Raio em Tabuleiro do Norte contará com o efetivo de 23 policiais militares, dez motocicletas e uma viatura caracterizada para fazer o patrulhamento ostensivo no município e localidades próximas. O tenente Artur Solano Leite comandará a unidade.

Criado em 2004, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas para um combate aos crimes mais rápido e preciso. Em 2015, o Governo do Ceará deu início ao processo de interiorização. Com a nova entrega, além da Capital, são 14 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 52 no Interior.

Sandro Caron, titular da SSPDS, destacou os resultados obtidos por meio da atuação do Raio. "A população vai perceber a diferença com a chegada do Raio, que chega e resolve. 50% de todas armas que a Polícia Militar tira das mãos dos criminosos são aprendidas em ações do Raio. O objetivo é garantir segurança, tranquilidade e paz", pontuou.

Atualmente, o comando possui 2.852 policiais militares atuando com auxílio de 1.757 motocicletas e 155 viaturas. Em março deste ano, o Governo do Ceará lançou a quarta etapa da expansão do CPRaio.

A atuação ágil é desenvolvida desde a formação dos raianos, que inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os policiais são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

"O Raio chega às cidades para fortalecer ainda mais o sistema da Segurança Pública, humanizar o atendimento de ocorrência e elevar a percepção de segurança, contribuindo sensivelmente para a redução dos índices de criminalidade. O Policiamento Ostensivo Geral da Polícia Militar, que resolve inúmeras demandas, recebe agora reforço com mais essa unidade do Raio", afirmou o coronel Márcio Oliveira, comandante-geral da PMCE.

Mais esporte e lazer
O investimento para a nova Areninha de Tabuleiro do Norte será de aproximadamente R$ 250 mil, com obra supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas.

Segundo Izolda Cela, o espaço é resultado de uma política pública para incentivar a prática esportiva e o lazer comunitário. "Nas areninhas, nós temos escolinhas de esporte, que são muito importantes para a meninada direcionar suas energias para uma coisa construtiva", avaliou.

Para isso, a Areninha conta com campo society de grama sintética alambrados e rede; vestiários com banheiros; acessos pavimentados; além de torres de iluminação.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis