Como cuidar dos dentes para ter um lindo sorriso

Uma rotina regular de cuidados com os dentes vai ajudá-lo a se sentir muito bem, além de evitar doenças cardíacas e até AVCs. Cuidar dos dentes deve ser uma atitude diária, mas será que você faz tudo certo? Confira algumas dicas comprovadas para manter um sorriso saudável:

Atenção ao antisséptico bucal para cuidar dos dentes
Os antissépticos bucais não mantêm o bom hálito por muito tempo e alguns costumam conter álcool, o que pode ressecar a boca e deixá-la mais suscetível a bactérias. Estudos mostram que os antissépticos bucais que contêm clorexidina ajudam a combater o mau hálito.

Se puder gastar um pouco mais, experimente um antisséptico que contenha dióxido de cloro. Só para se ter uma ideia, em um estudo com cinco mil indivíduos, a substância eliminou as bactérias que produzem o mau cheiro.

Alguns estudos mostram uma ligação entre os antissépticos bucais com álcool e o aumento do risco de câncer de boca; quem quiser se prevenir deve preferir os sem álcool.

Saiba escolher o melhor chiclete para mau hálito
Um estudo francês, diz que mascar chiclete reduziu um pouco a halitose durante uma hora, mais ou menos, mas não eliminou os compostos de enxofre que provocam o odor. Ainda assim, muitos dentistas recomendam goma de mascar sem açúcar ou com xilitol (tecnicamente, um álcool de açúcar que não alimenta bactérias) para estimular o fluxo de saliva.

Escove, no mínimo, duas vezes
Adote o hábito de escovar os dentes ao se levantar e à noite, antes de se deitar. Esses momentos do dia são os mais importantes. Isso porque a saliva (que ajuda no combate à placa, que provoca cáries), seca durante a madrugada. Por isso é melhor, então, limpar toda a placa acumulada nos dentes antes de dormir. E escovando logo de manhã, você removerá a placa e as bactérias que se acumularam durante o sono.

Não se esqueça de escovar a língua
Escove a língua durante um minuto. É a melhor maneira de se livrar do mau hálito matutino e começar o dia novo em folha. Afinal, toda noite, mais de 300 tipos de bactérias podem se instalar na boca. Uma grande causa de mau hálito é o acúmulo de bactérias na língua, e a escovação diária ajudará a impedir isso. Use um raspador de língua, mais eficaz do que limpá-la com a escova de dentes.

Elétrica versus manual
A tecnologia das escovas de dentes teve um grande avanço desde o tempo em que se usavam cerdas animais. Porém, embora o equipamento tenha melhorado muito, a alimentação rica em açúcar traz para os dentes mais riscos do que nunca. Portanto, a limpeza meticulosa ajuda a combater as cáries e a gengivite – e os perigos são maiores do que se pensa. A gengivite foi relacionada a doenças cardíacas e AVCs.

Para aquelas poucas pessoas que escovam devidamente os dentes durante dois minutos pelo menos três vezes por dia, a escova comum é o bastante. Mas só quando é dada a mesma atenção às superfícies da frente, de trás e de mastigação de todos os dentes. Para todas as outras vezes, as escovas elétricas permitem uma limpeza mais completa.

Pesquisas mostram que metade das pessoas só escova os dentes uma vez por dia, e a maioria só dedica à tarefa 46 segundos. E pessoas que não escovam os dentes ao menos duas vezes por dia aumentam em 70% as chances de ter doenças cardíacas.

Limpar ou jogar fora?
Úmida, a escova de dentes pode se tornar um criadouro de germes. Siga os seguintes passos para manter a escova protegida:
  • Depois de usar, enxágue a escova com água fria e guarde-a em pé, com a cabeça para cima, de modo que a água escorra das cerdas. Não guarde a escova molhada num estojo fechado.
  • Não deixe que as cerdas das escovas de dentes dos integrantes da família se toquem.
  • Depois de um surto de resfriado, gripe, dor de garganta ou afta, é bom trocar a escova de dentes ou a cabeça da escova elétrica.
  • Deixe a escova imersa em solução antisséptica bucal antimicrobiana. Estudos mostram que 20 minutos podem eliminar os germes. No entanto, jamais reutilize o líquido desinfetante, nem deixe mais de uma escova imersa na mesma solução.
Substitua todas as escovas de dente ou as cabeças das escovas elétricas a cada três ou quatro meses.

A defesa do fio dental
O fio dental é a única maneira de desalojar aquele fiapo de espinafre que ficou preso atrás dos dentes durante o almoço. Porém, vêm surgindo indícios surpreendentes de que usar o fio dental todos os dias também reduz o risco de doenças fatais.

Pesquisadores descobriram que, quando não tratada, a doença periodontal (periodontite) aumenta o nível de bactérias na corrente sanguínea. Essas bactérias podem se alojar nos depósitos de gordura dos vasos sanguíneos do coração. O resultado é o aumento do risco de aterosclerose, doença ligada a infartos e AVCs.

Assim, podemos ter uma noção maior de que cuidar dos dentes bem é imprescindível.

Atenção: Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um dentista.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis