Covid: Leitos de UTI em dois hospitais de Barbalha registram 100% de ocupação; HRC tem taxa de 96,7%

O aumento progressivo nos casos confirmados do novo coronavírus tem se refletido na taxa de ocupação dos leitos hospitalares. Em Fortaleza, os leitos de UTI ultrapassaram 90%, tendo cinco unidades com lotação máxima. Esse cenário preocupante se repete no interior cearense. Em Barbalha, na região do Cariri, o Hospital Maternidade Santo Antônio está, há uma semana, com todos os dez leitos ocupados. Os números são do IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado e foram confirmados pela assessoria do Hospital. 
 
Barbalha tem ainda três leitos no Hospital Maternidade São Vicente de Paula. Todos também estão sendo utilizados, segundo a plataforma do Governo do Estado e igualmente confirmado pela assessoria da unidade hospitalar. O Município tem 2.612 casos confirmados, conforme última atualização do IntegraSus. 

Nas duas primeiras semanas de janeiro os casos diários confirmados por lá mais que dobraram, saindo de uma média de quatro para 10, chegando ao pico de 14 registros em um único dia (15 de janeiro), maior índice desde 16 de agosto, quando foram 16 confirmações em 24 horas. 

A coordenadora "Alas Covid" do Hospital São Antonio, Priscilla Couto de Sampaio Morais, faz um apelo à população "para que as medidas sanitárias sejam respeitadas e que o poder público intensifique as fiscalizações". Conforme sua avaliação, "só assim, com o uso de máscara, álcool e distanciamento, as taxas de ocupação voltarão a regredir".

Em Juazeiro do Norte, maior cidade do interior, o cenário se repete. Dos 31 leitos de UTI disponíveis no Hospital Regional do Cariri (HRC), 30 estão ocupados, o que representação taxa de ocupação de 96.77%. A taxa de ocupação da clínica Covid no HRC é de 92% - 12 dos 13 estão ocupados. A informação foi repassada pela assessoria de comunicação do HRC.

Juazeiro tem, atualmente, 17.460 casos confirmados, conformes dados do IntegraSus. No último dia 10 de janeiro, a cidade registrou 105 novos casos em 24 horas, maior índice desde 10 de agosto, quando em 24 horas foram confirmados 176 casos. A cidade tem 385 óbitos, enquanto Barbalha registra 58. 

Diante da evolução dos casos e da alta taxa de ocupação, o HRC aumentará a oferta de leitos de UTI. A assessoria não confirmou quantos leitos serão adicionados, mas garantiu que a expansão deve acontecer já na próxima semana. 

O Hospital de Campanha do Município, localizado no Ginásio Poliesportivo, também será reativado nas próximas semanas, conforme a titular da Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque. 

Por André Costa

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis