Pesquisadores desenvolvem primeiro cluster computacional para fins científicos

Pesquisadores do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desenvolveram o primeiro cluster computacional da instituição voltado para fins científicos. O equipamento, formado por cinco computadores, marca o início do Grupo de Física Teórica e Computacional (GFTC) da universidade e contribuirá com o avanço das pesquisas em várias áreas de conhecimento.

A ferramenta tem capacidade de armazenamento de 3,5 terabytes, 56 gigabytes de memória RAM e 18 núcleos de processamento. De acordo com o professor do CCT, Thiago de Melo Santiago, que esteve à frente da montagem do cluster, o equipamento funciona por meio de um servidor mais um software de gerenciamento de sistema distribuído, que transforma os cinco computadores em um só.

O cluster foi batizado de “Cariri”, em referência aos índios Kariris, primeiros habitantes da região em que a universidade está localizada. “Como eles, nosso cluster também é o primeiro. Será o primeiro sistema distribuído de alto desempenho da UFCA, voltado para fins científicos”, ressaltou Thiago Santiago.

A montagem, conforme o professor, foi feita por ele e pelo pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), Diego Rabelo; com apoio dos servidores docentes e técnico-administrativos do CCT da UFCA, que forneceram equipamento e ajudaram na logística. Participaram o técnico do laboratório de Física Felipe Cavalcante; e os professores João Hemínio, Ary Ferreira da Silva, Mário Henrique, Antônio Carlos Alonge e Augusto Nobre (Universidade Regional do Cariri – curso de Física). A equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) também deu apoio ao processo.

Benefícios
Thiago Santiago explica que o cluster, por possuir recursos computacionais de maior desempenho, intensificará as pesquisas da universidade. “O equipamento tem um IP fixo, pode ser acessado remotamente, proporcionando que os usuários trabalhem de qualquer lugar”, detalhou. Além disso, os pesquisadores não precisarão mais ocupar seus computadores pessoais com programas que necessitam de uma grande capacidade de processamento para funcionarem.

No momento, o cluster está em fase de testes, mas o professor Thiago Santiago informou que os pesquisadores da UFCA que precisem fazer uso do equipamento já podem enviar e-mail de solicitação com suas pesquisas para thiago.santiago@ufca.edu.br. Ele alerta que, para fazer uso da ferramenta, é necessário estar familiarizado com o sistema LINUX e ter conhecimento de linguagem de programação. O software usado no cluster é gratuito.

“Com o cluster, as expectativas são promissoras. Não só proporcionará mais rapidez, como também viabilizará a execução de simulações, acelerando a obtenção dos resultados e da produção científica de nossa universidade”, afirmou Santiago.

GFTC
Com o equipamento, iniciam também as atividades do Grupo de Física Teórica e Computacional (GFTC) da UFCA. Além dos professores da UFCA, a equipe contará com pesquisadores externos da Universidade Federal do Ceará (UFC) – os professores Gil de Aquino Farias e Andrey Chaves, além do pesquisador Diego Rabelo, que participou da montagem.

Conforme Santiago, a inserção de pesquisadores externos contribuirá com a pesquisa e o ensino na universidade, especialmente no curso de Engenharia de Materiais. “A contribuição deles, o know-how nos estudos de Física do estado sólido e dispositivos semicondutores será de muita importância nos nossos trabalhos. Hoje tudo é baseado no silício, e esses pesquisadores estão trabalhando com grafeno, estaneno, fósforo negro. Esses componentes apontam para as novas tecnologias”, ressaltou.

Laboratório de física
O cluster está instalado no laboratório didático de Física da universidade. O espaço, nos últimos meses, tem recebido novos equipamentos que contribuirão com as pesquisas e o ensino. Todas as bancadas foram informatizadas. De acordo com Thiago Santiago, como cada estudante agora tem acesso a um computador na bancada, os dados já podem ser tratados no próprio laboratório, no momento em que os experimentos estão sendo realizados. O laboratório é coordenado pelo professor Mário Henrique e o técnico em laboratório, Felipe Cavalcante.

Assessoria de Imprensa/UFCA

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis