8 alimentos gostosos para combater doenças comuns

É claro que consultar um médico é sempre importante se o problema é sério e continua persistindo, mas uma coisa é certa: mal, esses alimentos não vão te fazer, e ainda podem te ajudar no processo de cura. Além de serem deliciosos! Confira as dicas.

1 - Resfriado ou gripe
O primeiro bom e essencial remédio para a gripe é sempre o repouso. Permita que seu corpo se cure. Mas para ajudá-lo nesse processo, um jeito gostoso de combater a gripe é com suco de goiaba. Não aquele de caixinha, cheio de açúcar, mas o mais natural possível. Se quiser deixar ainda mais delicioso e saudável, misture com laranja, limão ou maracujá. Ou tudo junto, porque não? Uma bomba de vitamina C para sua saúde!

2 - Alergia
Alergia não tem cura, mas tem tratamento. Você pode tomar um chá de tanchagem ou de camomila com urtiga, mas se você se arrepiou só de pensar nisso, tente algo diferente.

A maçã é rica em quercetina, que é um flavonóide natural que possui propriedades antialergênicas, antioxidante e anti-inflamatória. Outra boa pedida é o abacaxi, que possui uma enzima chamada bromelina, que ajuda a tratar sinusite, bronquite, pneumonia e outros problemas respiratórios.

Se quiser apelar para um suco poderoso, misture melão, pepino e agrião. É mais gostoso do que parece, acredite!

3 - Garganta inflamada
Alho e cebola ficam bons em qualquer receita e possuem propriedades anti-inflamatórias. Frutas cítricas com vitamina C, como limão, laranja, abacaxi, acerola e frutas vermelhas como romã, melancia, cereja, morango e goiaba também podem ajudar. Dá pra fazer uma bela vitamina pra acompanhar aquele arroz e feijão gostoso com cebola e alho.

4 - Diarreia
A diarreia pode até parecer inofensiva, mas mata mais de 1 milhão de pessoas todos os anos no mundo. O maior problema é a desidratação. Por isso, tomar bastante água é sempre o melhor remédio. Mas para não ficar passando fome, uma sopa leve de legumes é uma boa pedida. Pode incluir nessa receita chuchu, abobrinha, cenoura, batata, inhame, mandioquinha e abóbora.

5 - Gota
No caso de artrite gotosa, conhecida popularmente como gota, o melhor a fazer é evitar alguns alimentos, como carne vermelha (principalmente), frutos do mar, feijões, lentilhas e outros alimentos com alto teor de purina.

Por sorte, é recomendado o consumo de muitas frutas, como maçã, melancia, maracujá, morango, goiaba e outros. Também está liberado agrião, beterraba, salsão, abóbora, cebola, pepino, salsinha, alho e aquele cafezinho quentinho da tarde.

6 - Azia e má digestão
Geralmente, o consumo de gorduras ruins está relacionado com a azia e má digestão, assim como o café.

Por outro lado, o arroz integral atua como laxante natural, auxiliando no funcionamento do intestino. O brócolis também é boa fonte de fibras e pode ser preparado junto com o arroz.

De sobremesa, você pode consumir um abacaxi, mamão e ameixas. Mamão e ameixas também ficam ótimos com um pouco de granola no café da manhã.

7 - Colesterol alto
Uma dica bem simples é trocar os refinados por alimentos integrais. A maioria dos alimentos integrais são na verdade bem mais gostosos que os refinados e ainda são ricos em fibras. Uma boa ideia é também consumir frutas com linhaça e aveia no café da manhã.

Evitando carnes vermelhas e deixando de lado os produtos industrializados, suas chances de ter colesterol alto vão cair bastante. Aí, existe uma infinidade de alimentos gostosos “liberados”, como frutas (todas), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), legumes, verduras etc.

8 - Celulite
O abacate é rico em gorduras, o que faz parecer um contrassenso adotá-lo em uma dieta para evitar celulites, certo? Errado!

O abacate possui uma gordura muito boa e ainda ajuda a eliminar os altos níveis de colesterol ruim do corpo. Um ótimo horário para consumi-lo é pouco antes de dormir, porque o abacate ajuda o organismo a produzir o GH, o hormônio do crescimento, que proporciona uma pele, unhas e cabelos fortalecidos e ainda ajuda a emagrecer e reduzir o celulite.

Fonte: Discovery Mulher

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis