P3 Midia

P3 Midia

7 passos simples que você pode fazer na casa dos 20 para se aposentar aos 40

Conseguir se aposentar aos 40 anos não é impossível. Pessoas comuns já chegaram lá — e você também pode. Mas é preciso começar a se planejar cedo. O site Business Insider reuniu dicas e estratégias de pessoas que adquiriram a independência financeira antes dos 40 anos.

Crie outras fontes de renda
"Para se tornar financeiramente independente é preciso juntar uma grande quantidade de capital — uma tarefa muito mais fácil se você tem uma renda alta", explicam Jeremy Jacobson e Winnie Tseng em seu blog, Go Curry Cracker!. O casal conseguiu se aposentar na casa dos 30, com uma poupança multimilionária.

Ainda que ter um um salário de vários dígitos ajude na tarefa, não é essencial para se aposentar cedo. "Quem não fez faculdade ou escolheu uma carreira que remunera menos pode usar seu tempo fora do trabalho em um emprego secundário. Não importa qual caminho você escolha: com trabalho duro e dedicação é possível aumentar a renda ao longo do tempo. É só inflar a poupança em vez do estilo de vida."

Invista
Uma vez que maximizou sua renda, está na hora de colocar esse dinheiro para trabalhar. Uma das maneiras mais eficazes é investir — quanto mais cedo começar, melhor. Peter Adeney, conhecido como Mr. Money Mustache (algo como Sr. Bigode de Dinheiro), usa um "truque" para manter o foco: ele pensa no dinheiro como um produto para ser investido em vez de algo para gastar. E conseguiu se aposentar aos 30 anos.

"Eu gosto da ideia de manter todo o dinheiro investido", explicou em entrevista a um podcast. "Então, se eu me deparo com um excedente em algum momento, não penso em algo para comprar com ele. Penso: \'Ok, é melhor eu me livrar disso e colocar esse dinheiro para trabalhar\'." Enquanto um aumento, um presente de aniversário generoso ou possíveis prêmios podem desencadear mais consumo na maioria das pessoas, o instinto do Mr. Money Mustache é investir o dinheiro. Serve para se inspirar.

Defina metas claras e específicas
Pode parecer ambicioso, mas escolher uma data como meta é um passo crucial para quem planeja se aposentar cedo, defende Joe Udo  no livro "Retire By 40" (Aposente-se aos 40, sem edição no Brasil). "A maioria de nós trabalha melhor com um prazo." Você também precisa definir um orçamento de aposentadoria. Isto é, pensar como quer que se seja o seu estilo de vida. Planeja viajar muito? O que quer fazer? 

Reduza
"Viva grande em um espaço pequeno", recomendam Jeremy e Winnie. "Desde 1950, o tamanho médio de uma casa [nos Estados Unidos] quase dobrou. Quartos extras, banheiros extras, armários extras e uma vaga de garagem extra. Só que isso também traz impostos extras, contas extras, custos de manutenção extras e tempo de limpeza extra. Ao contrário disso, escolhemos viver em um apartamento pequeno, que custa uma fração do preço de uma casa. Todas as economias foram investidas."

Vá além da contribuição ao INSS
Muitos especialistas recomendam buscar outras alternativas. No Brasil, enquanto quase 63% da população aposentada recebe do governo uma previdência pública de um salário mínimo, apenas 6% do total planeja complementar o benefício investindo em fundos de previdência privada. Por ser um investimento indicado para longo prazo, na previdência a regra de "quanto mais cedo, melhor" é ainda mais importante. Então, escolha a parcela do seu salário que precisa deixar de lado e invista. 

Controle as suas despesas
Você sabe quanto gasta por mês em café? Ou em estacionamento? Deve ser mais do que imagina. Por outro lado, se você redireciona pequenos gastos diários para sua conta da aposentadoria, eles podem acumular e aumentar. "Bote na ponta do lápis todos os seus gastos e analise", aconselham Jeremy e Winnie, que agora viajam pelo mundo com seu filho. "Rastreie seu dinheiro. Garantimos que você vai encontrar algo com que não sabia que estava gastando seu dinheiro." Use a tecnologia, tente manter uma planilha no seu computador ou usar um aplicativo para controlar automaticamente as despesas. 

Encontre prazer no que não custa caro
No final, a chave para se aposentar cedo é gastar menos e poupar mais. "Muitos supõem que você tem que trabalhar 40 anos ou mais para se aposentar, ou que viagens internacionais maiores são coisa de gente que largou a faculdade ou hippies", escrevem Jeremy e Winnie. "Só tem uma coisa que determina quão rápido você vai se juntar a nós na estrada: quanto você guarda."

Bons poupadores desfrutam da riqueza de atividades baratas e gratuitas — cozinhar, fazer caminhada, colocar a leitura em dia. "É claro que é divertido gastar dinheiro. Eu gosto de comer fora e viajar como todo mundo", diz Udo. "No entanto, encontrei o segredo para gastar menos dinheiro. Você tem que aprender a desfrutar de entretenimento gratuito ou barato. Há um milhão de coisas grátis para fazer, você não tem que gastar um monte de dinheiro para se divertir. Gastar para se divertir é bom de vez em quando, mas não deve ser uma regra."

Fonte: Época Negócios

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis