Windows 10 será atualizado com Paint em 3D; veja outras novidades

Windows 10 vai ganhar uma nova versão do programa Paint que consegue criar e editar objetos em 3D. A mudança faz parte da próxima atualização do sistema operacional, programada para acontecer a partir de 11 de abril, e que também conta com o bloqueio do computador à distância e um botão que salva de uma vez todas as abas abertas no navegador Microsoft Edge.

Todas as novidades de abril/17 para o Windows 10:
  • Paint com edição de objetos em 3D
  • Função que conecta smartphone a PC e bloqueia computador quando usuário se afasta
  • Botão que salva e fecha todas as abas abertas no navegador Microsoft Edge
  • Ajuda da Cortana para pesquisas nas abas do Edge
  • Aplicativo de vídeos e séries com PIP, aquela janela menor que fica sobre as outras
  • Teclado de emojis
  • Modo jogo: faz o computador priorizar o processamento de games
  • Integração com o Beam, plataforma de transmissões online da Microsoft

Este é o terceiro pacote de mudanças para o Windows 10 desde seu lançamento em julho de 2015. Assim como os outros, é gratuito para usuários do sistema.

Chamada de atualização para criadores, a novidade sucede a atualização de 1 ano do Windows 10, lançada em agosto de 2016, que incluiu uma versão em português do Brasil da assistente pessoal Cortana e a autenticação no PC por biometria (impressão digital ou reconhecimento facial).

3D para novatos
Com a atualização do Windows 10, o Paint ganha uma nova dimensão e agora permite criar e editar objetos em três dimensões, com profundidade. As ferramentas são básicas, como o Paint original. Mas a ideia é que você possa desenhar à mão livre um item qualquer, como um quadrado, que ele será tridimensionalizado pelo software. A partir daí, é possível girar o objeto e editá-lo.

O Paint 3D vem também com ferramentas de figuras geométricas, como cubos, esferas, etc., e um acervo de modelos prontos em um repositório online, o Remix 3D. Por lá dá para baixar e personalizar itens mais complexos disponibilizados pela Microsoft e por outros usuários.

De acordo com a companhia, o Paint 3D salva seus arquivos nos formatos .fbx, usado em programas de arquitetura, como o AutoCAD; e .3mf, para impressões em 3D, um dos focos da Microsoft com a nova versão do software.

Não vem zoar meu Facebook
Com a atualização de 1 ano, o Windows 10 passou a contar com autenticação biométrica e aceitar impressões digitais e reconhecimentos faciais como senha. Mas isso ainda não impede aquele colega de trabalho de postar impropérios em seu perfil no Facebook quando você não está na mesa.

A atualização para criadores, por sua vez, adiciona uma função chamada bloqueio dinâmico. Para ativá-la, o usuário conecta seu smartphone via Bluetooth ao computador. Assim, o PC é bloqueado automaticamente a cada vez que você se afastar do PC – caso esteja com o celular em mãos, é claro.

A área de segurança do Windows 10 também ganhou outras duas novidades. O Windows Defender agora tem uma interface mais amigável e similar aos softwares de anti-vírus e firewall que estamos acostumados.

Enquanto que o Windows Defender ATP é uma central de alertas bastante visual que consegue identificar e rastrear possíveis ameaças na rede. O recurso, porém, é mais voltado a empresas e indústrias.

Feche essas abas
O Microsoft Edge, substituto do Internet Explorer, ainda busca seu lugar no desktop do povo, mas duas novas funções podem ajudá-lo na missão. A primeira é um botão que salva e fecha todas as abas abertas no navegador. A opção é boa para:

1. economizar memória do computador; e
2. ajudar no gerenciamento de todas aquelas notícias que você mantém salvas no navegador, mas nem sempre tem tempo (ou paciência) de ler.

A segunda é a possibilidade de selecionar trechos de textos, ou até imagens, e pedir para a Cortana fazer buscas na mesma aba, sem ir até o Bing... quer dizer, o Google, né.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis