Teste “Qual Celebridade Você Se Parece?” é um risco para segurança, diz empresa de segurança digital

Os especialistas em segurança da Kaspersky Lab divulgaram um aviso sobre o teste “Qual Celebridade Você Se Parece?”, que está circulando nos últimos dias pelo Facebook. O gancho para atrair usuários é mostrar com qual celebridade a pessoa se parece e faz com que o usuário compartilhe informações pessoais com a empresa criadora do teste. Lembrando que todos os testes que exigem seus dados são um risco.

Para realizar o teste, a empresa Vonvon solicita clicar em “Conectar-se ao Facebook” para ver o resultado. Ao fazer isso, uma janela indica o acesso ao teste e, ao fazer isso, a empresa recebe as informações públicas do perfil do usuário (incluindo nome, foto do perfil, idade, sexo, idioma, país e outras informações públicas), lista de amigos, e-mail, fotos, etc. Uma vez que estas condições são aceitas, o aplicativo carrega as fotos de perfil da conta Facebook e pede para o usuário escolher uma para encontrar sua suposta semelhança com uma celebridade.

Segundo a pesquisa "Você é um especialista em cibernética?" da Kaspersky Lab, um surpreendente 63% dos entrevistados diz não ler o contrato de licença antes de instalar um novo aplicativo em seu dispositivo, e um em cada cinco pessoas (20%) nunca leu as mensagens para instalar aplicativos; apenas clicam em "Próximo" e "Concordo", sem entender o que estão autorizando.

Na verdade, alguns aplicativos podem afetar a privacidade do usuário, instalar outros apps ou mesmo alterar a configuração do sistema operacional de um dispositivo de forma completamente legal já que usuário clicou em “aceito” durante o processo de instalação.

"Hoje em dia é muito comum que usuários de redes sociais cliquem em jogos e apps sem pensar sobre os riscos envolvidos. Muitas vezes, estes são usados como um gancho para obter permissão para acessar informações confidenciais de usuários e outras pessoas – como contatos, mensagens privadas, localização, etc., para fins comerciais", diz Roberto Martinez, analista de segurança da Kaspersky Lab. "Ao permitir esse acesso, você deve se fazer algumas perguntas importantes, como: quais informações foram solicitadas, essa informação é necessária para esse aplicativo e o que eles podem fazer com essa informação”.

A política de privacidade da empresa Vonvon diz que os dados recolhidos em seus jogos e aplicativos são usados para promover seus produtos via e-mail e para outros propósitos de marketing, que não são especificados. Ele também indica que as informações recebidas podem ser transferidas para outras empresas ou indivíduos com objetivo de "otimizar seus serviços e funcionamento do site".

Em 2015, suas políticas de privacidade foram questionadas após o lançamento do teste “Quais Palavras Você Mais Usou No Facebook Esse Ano?”, que atraiu mais de 17 milhões de usuários. A partir daí, a empresa tem limitado as informações que solicita aos usuários.

Para evitar que suas informações sejam usadas e até mesmo compartilhado por empresas, a Kaspersky Lab oferece aos usuários as seguintes dicas para proteger seus dados pessoais destes perigosos:
  • Não aceite todos os convites para jogos e aplicativos que aparecem nas redes sociais;
  • Leia atentamente as condições e informações ao utilizar apps de jogos e testes;
  • Verifique frequentemente as configurações dos aplicativos em sua conta do Facebook, eliminando aqueles não utilizados, além de se certificar que os apps tenham acesso a uma quantidade mínima de dados;
  • Como você pode compartilhar informações de seus amigos quando você concorda em compartilhar sua lista de amigos, os apps também podem compartilhar suas informações. Certifique-se de alterar as configurações para controlar as categorias de informações que as pessoas podem compartilhar de você.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis