Palestra sobre música armorial brasileira acontece no Crato; veja local e data

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, em Crato, irá promover, no dia 6 de setembro, às 15h, no auditório Izaíra Silvino, a palestra “O mosaico nordestino do Cariri na obra de Antonio Madureira: pesquisa - ação e música armorial brasileira”, com o historiador, músico e pesquisador Francisco Andrade (SP). A atividade é gratuita e aberta ao público.

A palestra propõe apresentar a trajetória de pesquisa-ação Armorial do compositor Antonio Madureira no contexto do movimento Armorial dos anos 1970, com foco na região do Cariri cearense, sobretudo em Crato e Juazeiro do Norte, cidades onde o compositor estabeleceu uma relação de pesquisa como parte da produção musical do disco Instrumentos Populares do Nordeste (1976).

Na ocasião, também será feito o lançamento do livro “Antonio Madureira Armorial: Histórias e Partituras. Volume 1 Quinteto Armorial Do romance ao galope nordestino”. Em três livros com partituras, a série Antonio Madureira Armorial - Histórias e Partituras retoma a enorme contribuição do compositor à música e à cultura brasileiras. Na coleção, partituras de quarenta peças compostas por Madureira para os grupos Quinteto Armorial e Quarteto Romançal ressurgem em versões revistas pelo próprio compositor, e acompanhadas por textos que contextualizam seu trajeto e iluminam sua influência. A obra tem texto e pesquisa do historiador e músico Francisco Andrade.

Após a palestra, haverá uma apresentação da Camerata de Violões Ágio Moreira, grupo formado por professores e estudantes da Vila da Música. O grupo é pioneiro na região do Cariri cearense na arte de popularizar o instrumento em suas sutilezas, ao passo em que desenvolve uma singularidade interpretativa na execução de solos, trios, quartetos e sextetos para violões. Em seu repertório, passeia entre o erudito, a música popular brasileira, o cancioneiro popular, a música armorial e a música regional caririense.

Sobre Francisco Andrade
Francisco Andrade é historiador, músico, violeiro, compositor, violonista, produtor musical, professor e pesquisador. Doutorando em Música pela Universidade Federal da Paraíba, com o projeto de pesquisa "Mosaico Nordestino: a música instrumental brasileira de Antonio Madureira". É colaborador do Núcleo de Pesquisas e Estudos Ariano Suassuna (NUPAS) e do Núcleo de Viola Nordestina, ambos da UFPB. Com a pesquisa "Quinteto Armorial: Timbre, Heráldica e Música" foi um dos autores contemplados no I Prêmio Marcus Pereira de Pesquisa em Música Popular Brasileira. É mestre em Filosofia (Culturas e Identidades Brasileiras) pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Serviço:

Palestra: “O mosaico nordestino do Cariri na obra de Antonio Madureira: pesquisa - ação e música armorial brasileira”, com Francisco Andrade
Data: 6 de setembro
Horário: 15h
Local: Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira (Av. José Horácio Pequeno, 1366, Belmonte, Crato - CE)

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis