Ceará vai capacitar estudantes da rede pública para atuar no mercado de novas tecnologias

O Governo do Ceará lançou, nesta segunda-feira (18), o Projeto C-Jovem. A iniciativa alcançará todo o estado, com meta de capacitação de 100 mil estudantes em até cinco anos no desenvolvimento de tecnologias, como Infraestrutura 5G, Desenvolvimento Android e Nuvem. O evento teve a participação da governadora Izolda Cela, de dirigentes das secretarias estaduais envolvidas, de representantes de instituições de ensino superior cearenses, de empresas parceiras neste projeto, e de lideranças políticas.

“Em nosso governo há um movimento voltado para construir uma sociedade melhor, mais digna e mais justa aos cearenses. Nós sabemos dos desafios que passamos diante de uma transformação digital. Mas, com o C-Jovem, estamos seguindo o fluxo, para não perder a chance de usar essa inteligência e tecnologia para transformar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho, como um forte vetor do desenvolvimento humano no Ceará”, apontou Izolda Cela.

A ação, de caráter multi-institucional, nasce diante da necessidade de profissionais para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil e também frente aos entendimentos com o setor para o desenvolvimento do Ceará.

O projeto-piloto que inicia a implantação do C-Jovem na rede pública estadual de ensino capacitou mais de 200 professores, que agora repassam conhecimentos a 4.358 alunos dos cursos técnicos em Rede de Computadores e em Informática de 109 Escolas Estaduais de Educação Profissional.

Serão ofertadas seis trilhas de conhecimento: Nuvem, Infraestrutura 5G, Fullstack, Inteligência Artificial, Java e Desenvolvimento Android. A formação inclui raciocínio lógico; inglês para TIC; empreendedorismo e inovação; comunicação e relacionamento interpessoal; e Tecnologia da Informação e Comunicação, sendo que nessa última o jovem poderá escolher uma área de específica.

Funcionamento
Essa experiência inovadora será formada por células de atuação. Cada uma composta por um coordenador que apoiará jovens tutores provenientes do ensino superior. Esses, por sua vez, apoiam estudantes do ensino médio. O programa será executado por meio de projeto de extensão das IES e terá duração de um ano, considerando um período de imersão nas empresas parceiras para que estudante utilize os conhecimentos na prática.

O grande diferencial apontado pelo C-Jovem está na flexibilidade que cada célula terá de agregar ao curso demandas específicas das empresas parceiras.

Com a iniciativa, a expectativa é alcançar resultados como retenção de talentos pelo aumento da qualidade das oportunidades de emprego e empreendedorismo; melhor oferta por profissionais de TIC, em quantidade e em formação curricular, de forma conectada com a demanda de um setor estratégico para o país; inclusão do jovem em políticas de empreendedorismo colaborativo e desenvolvimento socioeconômico; e governo-academia-empresas alinhados para contribuir com o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis