Vacina da Johnson & Johnson contra Covid-19 gera resposta imune de longa duração em testes iniciais

A farmacêutica americana Johnson & Johnson, outra companhia na corrida pela produção de vacinas contra o coronavírus, divulgou um estudo acerca da eficácia de seu imunizante. Com base nos dados dos ensaios das fases 1/2, que contaram com 805 participantes entre 18 e 55 anos, uma única dose da vacina gerou uma resposta imune de longa duração, produzindo anticorpos neutralizantes contra a Covid-19 em 90% após de 29 dias.

As informações foram divulgadas na última semana na revista científica The New England Journal of Medicine. Segundo o estudo, os anticorpos permanecem estáveis até o 71º dia. Entre as reações mais comuns ao imunizante estão fadiga, dores de cabeça, dores musculares e dor no local da injeção.

Com base nessas descobertas iniciais, a empresa espera que a vacina tenha uma eficácia acima de 70%, observando que o parâmetro pode atingir “níveis muito altos”. Para termos de comparação, as vacinas produzidas pela Pfizer e Moderna, lançadas nos Estados Unidos, possuem eficácia acima de 90%.

Resultados da terceira fase de testes, que deve contar com 45 mil voluntários, serão divulgados no fim do mês, segundo a companhia. Se os testes foram bem-sucedidos, a empresa pode solicitar a aprovação de uso emergencial da vacina à Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos.

Fonte: Época Negócios

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis