Prognóstico indica 50% de probabilidade para chuvas abaixo da média no Ceará entre fevereiro e abril

O prognóstico elaborado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o trimestre fevereiro, março e abril de 2021 indica maior probabilidade para chuvas abaixo da média para o Estado como um todo, isto é, de 50%.

Conforme as análises das condições atmosféricas e oceânicas, além dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições do Brasil, como Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Ceará tem ainda 40% de chances para precipitações dentro da média e 10% acima dela.

Os estudos realizados pela Funceme apontam ainda uma diferença entre os acumulados esperados ao longo do território cearense. Para o centro-sul, são esperadas anomalias negativas e, no extremo noroeste, anomalias positivas, no período entre fevereiro e abril.

Condições oceânicas e atmosféricas
O campo de anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) mostra, em dezembro, no oceano Pacífico Equatorial Central e Leste, condições térmicas que caracterizam o fenômeno La Niña, isto é, temperaturas abaixo da normalidade.

Já no oceano Atlântico Tropical Sul, observam-se áreas mais frias próximo da costa da África e até perto do litoral leste brasileiro, além de predomínio de TSM em torno da média (neutralidade) próximo à região equatorial. O oceano Atlântico Tropical Norte exibe predomínio de áreas mais aquecidas e em torno da média próximo à Linha do Equador.

De acordo com a Funceme, os modelos de previsão de TSM, processados em janeiro de 2021, indicam, para o trimestre fevereiro, março e abril de 2021, continuidade das condições do fenômeno La Niña no oceano Pacífico Equatorial, porém, com tendência de enfraquecimento. Além disso, espera-se a manutenção de condições predominantes de resfriamento no Atlântico Tropical Sul e aquecimento no Norte.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis