53% dos votos em disputa em Juazeiro do Norte, aponta pesquisa Ibope

Não estamos dizendo que Nelinho Freitas (PSDB) ou qualquer outro candidato já venceu as eleições em Juazeiro do Norte, pois como mostra o quadro da pesquisa Ibope a disputa está bastante acirrada, e pelo menos, quatro nomes tem chances de vitória. Arnon Bezerra (PTB), Gledson Bezerra(Podemos), Nelinho Freitas(PSDB) e até mesmo Ana Paula (PSB) tem chances de vitória pois o quadro está indefinido e tem um dado na pesquisa que precisa ser avaliado pelos agentes políticos e aprece que vem passando despercebido.
Na pesquisa o Instituto Ibope/Verdes Mares perguntou “qual destas frases melhor define a sua intenção de voto para prefeito(a)?”

O resultado foi esse:

• 43% é uma decisão definitiva que não mudará de jeito nenhum;
• 19% é uma decisão firme, mas que poderá mudar no decorrer da campanha;
• 19% é um escolha do atual momento, que durante a cmpanha pode mudar;
• 15% é apenas uma referência inicial;
• 4% não sabe/não respondeu.

Isso quer dizer que 53 por cento dos eleitores de Juazeiro do Norte fizeram alguma escolha mas “poderão mudar no decorrer da campanha”. E isso abre uma brecha para Nelinho Freitas.

Vamos ser sinceros. Nelinho é de Russas, sem muitas ligações com Juazeiro, a não ser por morar algum tempo aqui e ter negócios.  No seu mandato de deputado estadual pouco ou nada fez por Juazeiro, mandando recursos para outras cidades cearenses, além disso, e apesar disso, oscila entre 20 e 18 por cento do eleitorado, ou seja, um quinto do eleitorado está com Nelinho.

Além disso, ganha um reforço importante que é Raimundo Macedo um político popular e que sabe na reta final trabalhar a transferência de votos para seu candidato.

Numa disputa acirrada como a atual Nelinho apenas tem uma saída e o comando da campanha já notou:  ir para cima dos votos de seu adversário da oposição Gledson Bezerra pois o perfil de votos de Gledson e Nelinho são mais parecidos, principalmente no que diz respeito às tendências bolsonaristas das duas chapas majoritárias do PSDB e Podemos,  e nada a ver com  o voto dado a Arnon.

Se Nelinho e Raimundão conseguirem esvaziar a base de Gledson e puxar os votos dos descontentes pode sim e se aproximar de Arnon eles polarizam a disputa na reta final. 

Até por que amigos leitores e leitoras esta campanha eleitoral municipal em Juazeiro tem uma polarização entre Arnon Bezerra e um nome da oposição, e esse nome Nelinho pretende ocupar nos últimos dias.

Se avaliarmos o acirramento da campanha, Nelinho não precisa de mais de um milagre apenas puxar os votos da oposição, acirrar o discurso com Arnon partir para o ataque final. Até porque entre Nelinho e Gledson, há de se considerar que o candidato do PSDB tem uma estrutura de campanha gigantesca, forte, com lideranças mais populares. Gledson teve o azar de ter na sua vice, Geovani Sampaio, um político arguto, mas impopular.

Já Arnon Bezerra terá a tarefa de não perder mais votos e conseguir convencer mais um percentual da população que sua administração tem trabalhado dentro do que uma parte expressiva da população concorda.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário