Parceria de universidades assiste crianças em hospitais do Cariri

O "Atividades Lúdicas - Projeto Feliz" é uma ação de Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca). Suas atividades começaram em 2015, com crianças hospitalizadas em 4 cidades da região: o Hospital Infantil Maria Amélia (Juazeiro do Norte), o Hospital e Maternidade São Francisco de Assis (Crato), o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (Barbalha) e o Hospital o Hospital Geral de Missão Velha. 

"As crianças participam de brincadeiras e atividades lúdicas com os estudantes voluntários. Elas também participam de oficinas, como a de fazer esculturas com balões", disse o Coordenador Geral do Projeto, o bioquímico e professor Hidemburgo Gonçalves Rocha. O docente trabalha tanto na UFCA como na Urca e conta como teve a ideia do projeto: "Eu estava na noite de Natal, à meia-noite, pensando em como fazer alguma coisa pela humanidade. Cheguei a essa ideia e lancei para alguns alunos, que se interessaram imediatamente", recorda. 

Ambas as universidades apoiam a iniciativa com os materiais necessários à realização do projeto, que conta, ao todo, com cerca de 150 voluntários, estudantes tanto da Urca quanto da UFCA. Apenas três deles, mais envolvidos com a coordenação, recebem uma bolsa de R$ 450,00: "Além dos estudantes voluntários, temos parcerias com empresas presentes no Cariri, que oferecem desde brinquedos a acesso à rede Wi-Fi. Sempre há formas de ajudar, independente de quem você seja", acredita o professor. Participam do Atividades Lúdicas estudantes de carreiras diversas, como Medicina, Biologia, Música, Letras, Administração e até Engenharia Civil: "Eles têm vivência com o projeto como se estivessem atuando já como profissionais, na prática, como se o Atividades Lúdicas fosse uma instituição formal. Isso é fundamental para o desenvolvimento tanto do Ensino quanto da Extensão, que impacta diretamente a sociedade", opina.

Hoje, o Atividades Lúdicas também promove ações como reforço escolar para pacientes que precisam se ausentar da escola para tratamento e até curso introdutório de idiomas para os acompanhantes: "Muitos dos estudantes da Faculdade de Medicina da UFCA são estrangeiros. Eles dominam o português e também a sua respectiva língua materna. Então, equanto as crianças participam das atividades lúdicas na enfermaria, os acompanhantes podem ter aulas informais sobre o idioma e a cultura do país de origem desses estudantes", explica Hidemburgo.

Serviço:

Atividades Lúdicas: um remédio sinérgico para o tratamento coadjuvante de crianças hospitalizadas na Região do Cariri
Pró-Reitoria de Extensão - UFCA
Sala 202, bloco I - campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9285/9286

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Addthis