Quer uma vida saudável? Então evite esses 5 hábitos

É fácil ceder às guloseimas tentadoras que nos oferecem todos os dias ou que estão por perto. Mas para ter uma vida saudável é preciso saber alguns truques eficazes. Conheça as armadilhas mais comuns e aprenda como se defender delas – ou, pelo menos, minimizar seus efeitos.

1 – Comer por influência
Compartilhar comida e bebida com os amigos e a família, em casa ou no trabalho, é um dos rituais mais prazerosos da vida. Um estudo mostrou que 64% dos funcionários achavam que os colegas levavam muitas guloseimas para o trabalho, 24% disseram não resistir a elas e 14% se sentiam pressionados a comê-las. É possível resistir sem comprar uma briga?

Estabeleça um dia para as guloseimas – Comer biscoitos ou bolos diariamente não é uma boa ideia, mas a abstinência pode parecer antipático e desnecessário. Tente incentivar as pessoas a consumir lanchinhos saudáveis e deixas as guloseimas para, digamos, as tardes de sexta-feira, ou, melhor ainda, para ocasiões especiais.

Dê o primeiro passo para uma vida saudável – Em casa ou no trabalho, seja o primeiro a oferecer uma seleção de alimentos saudáveis para beliscar, como:
  • Morangos, uvas, pêssegos, damascos etc.
  • Pistache ou outras oleaginosas
  • Frutas secas
  • Biscoitos de aveia
Quando o hábito diário de comer alimentos saudáveis estiver estabelecido, se permitir esporadicamente um doce ou uma fritura trará mais prazer. As tentações são perfeitamente aceitáveis – de vez em quando e em pequenas porções.

2 – Petiscos e álcool
É essencial comer alguma coisa ao consumir álcool. O problema é que dificilmente os bares servem petiscos saudáveis. Muitos são salgados – a fim de que os clientes bebam mais. Se batatas chips e amendoins são as únicas opções, divida a porção com alguém e não faça deles um hábito.

Substitua
  • Amendoim torrado e salgado por Amendoim cru – rico em proteínas, magnésio, zinco, vitaminas do complexo B e ferro, o amendoim cru, além disso, não contém sal e tem menos gordura do que o torrado; que acumula 301kcal e 53% de gordura (em 50g).
  • Batatas chips por Nozes com casca – oleaginosas com casca levam você a comer mais devagar, já que é preciso descascar para o consumo. Além disso, contêm boas fontes de ácidos graxos essenciais, ao contrário das batatas chips que têm gordura e são pobres em proteínas; sendo um problema para quem pretende levar uma vida saudável.
  • Chips de milho com molhos por Homus com palitos de legumes – Essa substituição é só benefícios! Ao contrário dos chips de milho, ricos em calorias e gordura, o grão de bico do homus traz proteínas e fibras para a sua alimentação. Os palitos podem ser feitos de cenoura, salsão, pepino ou do legume que mais gostar.
Outras opções são a azeitona e a pipoca, entretanto ambas têm prós e contras. A azeitona tem poucas calorias e é rica em gordura monoinsaturada, mas também é muito salgada: uma porção de 15g (duas ou três azeitonas) tem 0,8g de sal – 13% do limite máximo diário. Já a pipoca tem poucas calorias e muitas fibras, mas um alto índice glicêmico. Uma porção de 22g de pipoca comprada no supermercado tem 120kcal e 0,4kg de sal. A versão caseira é sempre a melhor escolha.

3 – Chegar em casa morrendo de fome
Chegar em casa cansado depois de um dia de trabalho e descobrir que não tem nada na geladeira, ou que o preparo de uma refeição vai levar um certo tempo, é uma verdadeira cilada! Nessa hora é comum atacar o que estiver pela frente, buscando a satisfação instantânea. Por isso, é importante ter alguns lanchinhos saudáveis por perto para não avançar nos biscoitos ou chocolates. Veja algumas dicas:
  • Coma algo antes de chegar – Se você comer algo saudável antes de sair do trabalho ou no trajeto para casa, não chegará faminto. Assim, uma xícara de chá ou uma fruta será o suficiente até a hora do jantar.
  • Afaste os alimentos vilões – Se salgadinhos e biscoitinhos estiverem disponíveis, sua intenção de comer bem irá por água abaixo. Comidas com altos índices de gordura, sal e açúcar podem ser irresistível. Pense nelas como uma recompensa, e não como um alimento regular de sua despensa.
  • Não confunda sede com fome – Ao chegar em casa, é natural que sintamos sede, e, para evitar o cansaço, precisamos nos reidratar, e não comer. O cérebro pode confundir as duas necessidades. Um copo d’água é perfeito, ou um chá, um café também funciona, desde que seja apenas para matar a sede.
4 – Beliscar para “levantar o astral”
Isso pode acontecer mesmo quando estamos sem fome – a vontade de comer é um desejo “substituto”. Aparece quando estamos para baixo, talvez entediados, ou precisando esperar por alguém ou alguma coisa. Mas, quando o ato de beliscar se torna comum, pode virar uma hábito nada saudável. Veja como resistir às guloseimas antitédio:
  • Beba alguma coisa que não esteja associada à comida
  • Procure alguma atividade que levante o astral
  • Chupe uma bala ou masque um chiclete
  • Esconda as guloseimas que não te ajudam a ter uma vida saudável
  • Espere uns 15 minutos o desejo de comer algo passar
  • Se houver BISCOITOS em casa, eles serão consumidos e acabarão com as melhores intenções.
5 – Lanchinho da noite
Comer à noite não precisa ser uma zona de perigo, a não ser que você escolha algo contendo gordura, açúcar ou sal. Quem tem a vida muito agitada pode precisar de um lanche mais reforçado no fim da noite, mesmo depois de ter jantado. Boas opções são: uma tigela de cereais ou torradas integrais; que fornecem a energia necessária e não pesam tanto.

Para algumas pessoas, o que reconforta é o clássico copo de leite quente. A proteína satisfaz e o açúcar natural acrescenta doçura à bebida. Preparar uma xícara de chocolate feito com cacau em pó é melhor do que tomar versões prontas; os achocolatados geralmente têm mais açúcar do que cacau. Leite desnatado ou semidesnatado ajuda a manter baixo o valor calórico.

Agora que você já conhece as 5 armadilhas alimentares para uma vida saudável, tente evitá-las. Sabemos que não será uma tarefa fácil seguir todas essas orientações, mas não desista. Tente uma de cada vez. Você vai comprovar que o seu dia a dia será mais nutritivo e cheio de energia.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis