Crato sediará seminário sobre Patrimônio Arqueológico

Com o tema “Diálogos e vivências com os povos ancestrais“, estão abertas as inscrições para o II Seminário Cearense do IFCE: Patrimônio Material e Imaterial Arqueológico, que será realizado de 18 a 20 de outubro, em Crato. O evento terá programação diversa com palestras, vivências, grupos de trabalho e oficinas ministradas pelos povos Karão e Anacé. As inscrições podem ser feitas pelo site.

Promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pelo Instituto Cultural do Cariri (ICC), o seminário tem como objetivo ser um fórum de discussões dos desdobramentos da relação entre memória e obstinação dos povos originários para a preservação, valoração e promoção de suas culturas inspirando-se na prática vivencial com representantes desses povos.

A professora do IFCE, Verioni Bastos, explica que mesclar as palestras entre professores, pesquisadores e povos indígenas é justamente outra forma de enxergar a cultura. “Não somos a voz desse povo. Trazer os povos indígenas para falar de seu percurso, seu reconhecimento e sua afirmação enquanto etnia é proporcionar ao Cariri que a população conheça essa história”, afirma.

Até 15 de setembro, o evento recebe submissões de artigos e resumos para grupos de trabalho. São quatro áreas temáticas: Povos indígenas no Ceará: saberes ancestrais, espirituais e territoriais; O patrimônio arqueológico como vetor de (re)apropriação e (re)significação da cultura dos povos ancestrais; Relações pessoas-natureza nos dias atuais; e Visualidades indígenas: vivências culturais e artísticas nas comunidades.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis