Agricultores de Crato e Barbalha recebem investimentos do Governo do Ceará

A região cearense do Cariri recebeu investimentos voltados para a melhoria de vida da população agrícola, nesta segunda-feira (26). O Governo do Ceará entregou 564 títulos de terra em Barbalha e, na sequência, um sistema de abastecimento d’água, beneficiando 127 famílias da comunidade do Engenho da Serra, no Crato.

“Hoje fizemos uma bela festa, entregando na cidade de Barbalha mais de 560 títulos e beneficiando na cidade do Crato, com sistema de abastecimento, mais de 124 famílias. É um passo muito importante, que vai gerar para essas famílias mais cidadania e dignidade. Quando você pensa na política de regularização fundiária você está pensando em algo que vai dar sustentabilidade vai trazer segurança jurídica e vai dar capacidade de estruturar e organizar suas propriedades no ponto de vista de investimento”, disse o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz.

“Os sistemas de abastecimento são fundamentais, porque garantem às pessoas, água de qualidade, água potável”, concluiu.

De Assis Diniz representou o governador Camilo Santana durante os eventos, acompanhado pelo secretário executivo da SDA, José Leite; pelo diretor técnico do Idace, Paulo Henrique e pelos deputados estaduais Fernando Santana e David de Raimundão.

“O nosso desejo é que vocês façam bom proveito com esses títulos, onde vocês vão procurar o investimento e o crescimento junto com a terra”, comentou paulo Henrique, diretor técnico do Idace.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria entre o Estado, através da SDA e Idace, e o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

É a primeira vez que o município recebeu o benefício do Governo do Ceará, por meio do Idace. Ana Maria da Silva Oliveira comemorou o recebimento. “Eu crio galinha, planto feijão, milho, mandioca e batata. Eu moro há 44 anos nessa terra e esse programa mudou tudo na minha vida, porque agora eu vou possuir o papel, né?”, comentou a agricultora de 73 anos.

Para realizar a entrega do sistema de abastecimento d’água no Crato, foram investidos R$ 349,3 mil, dentro do Projeto São José. O sistema permitiu que 127 famílias locais passassem a contar com água limpa, dentro de casa, proporcionando mais saúde e comodidade para a população rural.

A comunidade satisfeita
Moradora da comunidade Engenho da Serra, a dona Maria Edice não escondeu a sua satisfação em receber essa água. “Ave Maria, eu estou bem feliz. Eu cansei de carregar água na cabeça. Eu tô feliz porque a gente pode tomar banho, lavar roupa, pode aguar uma planta. Eu tô tão feliz que eu não estou nem acreditando”, declarou a agricultora de 73 anos.

Com informações da Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Addthis