Durante o Carnaval de 2024, número de homicídios cai 31% no Ceará; roubos tiveram redução de 53%

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), divulgou na tarde desta quarta-feira (14), o balanço da Operação Carnaval 2024. De acordo com a Superintendência de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública (Supesp-CE), durante os dias de folia houve uma redução de 31,1% do número de vítimas de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), comparado ao mesmo período do ano passado. É o menor número de homicídios registrados no Ceará, durante o Carnaval, desde 2010.

“É o melhor índice registrado desde 2010. Também tivemos diminuição de 53,57% na quantidade de roubos e 43,76% de furtos, além da queda de 42,86% nas ocorrências de importunação e crimes sexuais”, disse o governador Elmano de Freitas.

“Agradeço a todas e todos os profissionais de segurança e das outras áreas envolvidos na Operação Carnaval 2024. O empenho de cada um foi fundamental para os resultados deste ano”, destacou o governador.

A Operação Carnaval 2024 contou com o trabalho diário de 7.730 agentes da Segurança Pública, que atuaram desde a sexta-feira (9) até hoje (14), com missões de executar o policiamento ostensivo em locais estratégicos, críticos e de visibilidade nos principais eventos carnavalescos; regulamentar as medidas de coordenação, fiscalização e execução das atividades de Polícia Judiciária; atuar em operações de bombeiro militar durante o período carnavalesco, a fim de salvaguardar vidas e patrimônios; e realizar ações de patrulhamento aéreo, com a finalidade de prevenir e reprimir ações delituosas.

Durante o período de folia, também ocorreu redução de 66,7% no número parcial de vítimas, do gênero feminino, de CVLI em território cearense, se confrontado com os resultados de 2023.

Redução de Roubos e Furtos
Os números, que correspondem ao período de 18 horas da última sexta-feira (9) até as 6 horas desta quarta-feira (14), também mostraram redução de 53,57% na quantidade de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) registrados, em comparação a 2023. Este ano, foram registrados 254, enquanto no ano passado contabilizou 504. O resultado é o menor desde 2009.

O número de furtos também sofreu decréscimo. O número caiu de 946 registros em 2023 para 532 no Carnaval deste ano, contabilizando uma redução de 43,76%.

Por Heloísa Mendelshon

Fonte: Revista Cariri

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis