SSPDS coordena plano operacional de segurança da Expocrato 2023

Para garantir segurança e tranquilidade à Expocrato 2023, evento que abrange exposições e shows diariamente no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) elaborou um plano operacional, com a participação de agentes das Forças de Segurança do Estado, dentre eles profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O evento teve início nesse domingo (9) e segue até o dia 16 de julho no Crato.

A SSPDS reforça a segurança antes, durante e depois do evento, dentro e no entorno do Parque de Exposição, para que todos aproveitem as exposições e os shows com tranquilidade. As ações operacionais são conduzidas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e conta com o trabalho integrado da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS, e dos órgãos vinculados à pasta PMCE, PC-CE e CBMCE.

A PC-CE conta com a atuação do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJSul). As ocorrências relacionadas ao evento, registradas na área interna e externa, são direcionadas à Delegacia Regional do Crato. A Polícia Civil está disponibilizando equipes de delegados, inspetores e escrivães na unidade policial que fica na Av. Maria Maildes de Siqueira, s/n, no bairro Alto da Penha. 

Pela Polícia Militar, participam a Coordenadoria Geral de Operações (CGO), o 4° Comando Regional Policial Militar – Interior Sul, a 3ª Companhia do 2º Batalhão da PMCE, o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) com o Batalhão Especializado de Policiamento no Interior (Bepi), o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e o Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont).

Equipes da 2ª Companhia do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (2ª CIA/ 5º BBM) atuam exclusivamente na entrada principal do parque com uma viatura tipo Autobomba Tanque pronta a agir, caso necessário. Dias antes ao início da exposição, uma equipe técnica do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio (CEPI) do CBMCE percorreu os estandes, área de shows, restaurantes e brinquedos do parque de diversões vistoriando as instalações para garantir que as normas fossem cumpridas de acordo com os pareceres técnicos de segurança.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS realizará sobrevoos com a aeronave Fênix 11 em regiões próximas ao Parque de Exposição e terá apoio da Base de Juazeiro do Norte

O plano operacional da SSPDS começou às 17 horas do último sábado (8) e finaliza às 8 horas do dia 17 de julho, após o encerramento do evento. A Expocrato é reconhecida como a maior exposição realizada na Região do Cariri que difunde produtos e a cultura local, além de contar com mais de 50 atrações dos mais diversos estilos de música do Brasil. O policiamento foi reforçado na região e acontece 24 horas por dia. 

Estandes das Forças de Segurança 
Além da atuação das Forças de Segurança no plano operacional, o evento desse ano conta com estandes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do CBMCE, da Pefoce, e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS com uma estrutura montada que funciona aberta ao público das 16h às 22h. No local, a população pode conferir o trabalho de cada vinculada e viaturas nos espaços. 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis