UFCA recebe o acervo dos memorialistas Renato Casimiro e Daniel Walker

O acervo histórico-cultural dos memorialistas Antônio Renato Soares de Casimiro e Daniel Walker Almeida Marques, falecido no ano de 2019, foi doado no dia 23 de outubro, para a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e ficará aos cuidados do Laboratório de Ciência da Informação e Memória (Lacim), do curso de Biblioteconomia da UFCA. 

A doação
O acervo, concedido por Casimiro e Walker, professores aposentados da UFC e da URCA, respectivamente, é composto por mais de 100 mil elementos da memória de Juazeiro do Norte. Frutos das pesquisas de ambos, o acervo sobre a vida de Juazeiro do Norte começou a ser composto em 1963.

A coleção é conta com peças de artesanato, xilogravura, literatura de cordel, imagens e sons característicos da região do Cariri, documentos históricos e contemporâneos, livros, dissertações, produções acadêmicas, fotografias, jornais, vídeos, e uma gama diversificada de outros elementos inerentes ao cotidiano da vida juazeirense e do Cariri como um todo. 

De acordo com Renato Casimiro, em carta remetida ao reitor da UFCA, “a doação tem o intuito de constituir, organicamente, um núcleo de documentação, de registro, de informação para embasar oportunidades de ensino, de pesquisas e de disponibilidade democrática de fontes importantes para o conhecimento de nossas realidades na vasta pluralidade de saberes e pensares”.

Disponibilidade do acervo 
Segundo a coordenadora do Lacim, Ariluci Elliott, a UFCA montou um Grupo de Trabalho (GT) com pessoas das mais diversas áreas – Biblioteconomia, História, Museologia, Cultura, Tecnologia da Informação, Audiovisual – para elaborar um Plano Museológico para um futuro museu da UFCA. De acordo com ela, a ideia é que primeiro haja um museu virtual, com previsão para o ano de 2021, onde o material desta doação juntamente com o já existente acervo do Lacim, sejam disponibilizados para a comunidade acadêmica e externa. No futuro, será montado um museu físico. 

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis