Barbalha (CE): Corte do Pau da Bandeira marca abertura dos festejos de Santo Antônio

Na manhã desta sexta-feira (12), com a beleza dos raios solares rompendo as cortinas da aurora do dia, Barbalha foi despertada com fogos de artifícios fazendo ecos nos céus e carro de som tocando as músicas tradicionais da festa de Santo Antônio, proporcionando alegria e convidando os carregadores para o corte do Pau da Bandeira do padroeiro de Barbalha.

No Mercado Central gradativamente vai ampliando a chegada dos carregadores, quando tudo está pronto, palavra do “Capitão do Pau da Bandeira” Rildo Teles, falando de reencontro com amigos, confraternização, fé, devoção, amor a Santo Antônio e firmando que os carregadores formam uma grande família de heróis com muita coragem enfrentar o desafio de trasladar nos ombros o Pau da Bandeira do nosso padroeiro Santo Antônio. 

O “Capitão” conclamou a todos os carregadores fazer acontecer no dia 28 próximo, um bonito cortejo de pau de bandeira presenteando a população de Barbalha e visitantes, passando na Rua do Vidéo 05 horas da tarde, e com a luz do sol hastear a bandeira de Santo Antônio. Em seguida todos uniram as mãos em oração pedindo proteção a Deus e a Santo Antônio para o corte, o carregamento e o hasteamento transcorrerem com paz. Aplausos. Também na ocasião fizeram uso da palavra o Secretário de Cultura e Turismo, Rômulo Sampaio Araújo, e o Prefeito Municipal, Argemiro Sampaio, enaltecendo a Festa de Santo Antônio pontuando ser realizada com uma programação inovada para manter a tradição do maior evento a céu aberto do Nordeste Brasileiro.

Cortejo dos Carregadores pelas ruas do Centro de Barbalha
Logo depois se deu início o cortejo dos carregadores pelas ruas do centro da cidade até a Igreja Matriz, aonde o padre Alencar intercedeu a Santo Antônio derramar bênçãos e graças para todos os carregadores, e desejando felicidades no corte, no carregamento e no hasteamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio, como também aspergiu água benta enquanto um coral voluntário de senhoras barbalhenses com alegria soltou a voz com o canta Barbalha. Padre Alencar proferindo as bençãos aos carregadores conforme fotos abaixo.

Depois o cortejo foi retomado passando por ruas e avenidas até deixar a cidade pegando a estrada da Malhada ao Sitio Flores aonde se deu corte do jatobazeiro com cerca de 25 metros de cumprimento e peso acima de duas toneladas segundo os mais experientes carregadores.

Foi uma festa bonita, alegre, muito participativa, pessoas de todas as idades, mas, todos com um só objetivo fazer acontecer a Festa de Santo Antônio de Barbalha. O Pau da Bandeira já está na chamada “Cama do Pau” no Sítio Roncador, de onde no dia 28 próximo, ao meio dia será colocado nos ombros dos carregadores para cruzar cerca de 6 quilômetros até chegar a Igreja Matriz para o ponto maior dessa festa, o hasteamento da bandeira de Santo Antônio padroeiro de Barbalha.

SILVA NETO
REPORTAGEM E FOTO

Fonte: Diário do Cariri

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis