Crato (CE): II Mutirão Todos Contra o Mosquito é realizado no bairro Pinto Madeira

Com o objetivo de conscientizar a população e combater os focos do mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Especial de Vigilância em Saúde e Mobilização Social, promoveu na manhã da sexta-feira, 05, o II Mutirão Todos Contra o Mosquito. A ação percorreu ruas do bairro Pinto Madeira.

Em sua fala, a titular da Coordenação Especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, ressaltou a importância dessa ação para o Crato. “Precisamos dar andamento nos mutirões, pois já é comprovado de que eles surtem efeito, reduzindo os casos das doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika, e chikungunya. A nossa intenção é realizar esse mutirão em todos os bairros da cidade, a princípio acontecendo de forma quinzenal”, disse.

A coordenadora explicou que a escolha dos bairros para a realização do mutirão vai de acordo com o índice de infestação predial e o número de casos notificados, sejam eles confirmados ou descartados.  Segundo dados da secretaria, foram visitados cerca de 1000 imóveis.

Um dos objetivos dessas ações é visitar todas as áreas do município, tanto zona urbana como zona rural. “Conversamos com a população para que juntos possamos desenvolver um trabalho eficaz de combate ao mosquito, ti é importante que cada um escolha um dia para vigiar seus quintais, fazendo a limpeza, destruindo todo e qualquer depósito que possa acumular água e que venha a ser um possível criadouro do mosquito”, salientou Arlene.

Segundo o Educador em Saúde da mobilização social José Rodrigues a ação teve uma excelente aceitação da comunidade e contou ainda com a parceria de todas as secretarias do município; do Tiro de Guerra;  Polícia Militar, Hemoce; Crede 18; SAAEC; Corpo de Bombeiros Civil; dos Agentes Comunitários de Saúde; Agentes de Endemias; 20ª Regional de Saúde; Célula de Mobilização Social; Setor de Epidemiologia; Demutran; alunos da Escola Dom Quintino; alunos da residência multiprofissional da URCA, Secretaria de Meio Ambiente do Estado e Farmácia Gentil.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis