100 anos de instalação da cidade de Juazeiro

Juazeiro do Norte. Esta cidade comemora hoje, o centenário de instalação como Município e a posse do Padre Cícero como o primeiro prefeito. Solenidades oficiais serão realizadas pela Prefeitura e Câmara Municipal. O sacerdote foi nomeado pelo então governador Nogueira Acioly. Na noite de ontem, no Memorial Padre Cícero, foi programada uma homenagem a todos os ex-prefeitos da cidade, pela Comissão do Centenário. Juazeiro do Norte teve 28 prefeitos. Os seis vivos receberam a Medalha do Centenário. Quanto aos outros, a outorga foi "in memoriam".

O centenário da assinatura do "Pacto dos Coronéis" pelos principais chefes políticos do Cariri também acontece hoje. O ato se deu a partir de uma sugestão do Padre Cícero, ficando a organização sob a responsabilidade do médico Floro Bartolomeu da Costa. De acordo com o secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, que coordena a comissão, a relação dos homenageados teve como fontes o livro "O Padre Cícero que eu Conheci", de Amália Xavier de Oliveira, e de Daniel Walker sobre a história da independência juazeirense. A iniciativa faz parte da programação comemorativa aos 100 anos de Juazeiro que se estenderá até julho do próximo ano.

Medalha Legislativa 
A Câmara Municipal homenageia, na comemoração dos seus 100 anos, personalidades com a Medalha Centenária Legislativa. Serão agraciados o escritor Ralph Della Cava, coronel Adauto Bezerra, Almirante Ernani Aboim Silva, os escritores Geraldo Menezes Barbosa, Raimundo Araújo, Daniel Walker, Renato Casimiro, Renato Dantas e, ainda, a Agremiação Guarani Esporte Clube.

A abertura das comemorações aos 100 anos de instalação de Juazeiro foi iniciada no último dia 1º, com show artístico em praça pública. Haverá entrega de uma placa em homenagem a José Geraldo da Cruz, escolhido como o Juazeirense do Centenário, no Memorial Padre Cícero. O pacto dos coronéis foi apontado como uma importante passagem na história do coronelismo brasileiro. O Padre Cícero era filiado ao extinto Partido Republicano Conservador (PRC). Foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, no ano de 1911, quando o povoado foi elevado a cidade.

As comemorações do centenário de Juazeiro do Norte foram iniciadas dois anos antes de comemorar os 100 anos da cidade, marcando os 100 anos da imprensa na cidade, com o jornal "O Rebate", que teve como marca a luta pela independência. Para o presidente da comissão organizadora do centenário de Juazeiro, Geraldo Barbosa, "O Rebate" teve importância na imprensa como parte testemunhal dos acontecimentos, no tempo e na história da cidade.

A cidade nos últimos anos teve uma grande mobilização para a festa. A referência ao centenário passou a ser constante pelos meios de comunicação e comércio da cidade, além do poder público, que criou uma comissão específica com a finalidade de planejar as ações e solenidades em homenagem aos 100 anos.

A logomarca do centenário foi escolhida por meio da realização de um concurso.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romarias
Praça do Cinquentenário, S/N, Bairro Socorro. Telefone: (88) 3511.4040

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis