27º Encontro dos Profetas da Chuva acontece de 31 de maio a 02 de junho

O 27º Encontro dos Profetas da Chuva promove de 31 de maio a 02 de junho a sua programação cultural de encerramento desta edição reunindo em Quixadá as artes visuais, a música e a literatura numa grande celebração à temporada de chuvas e colheita no sertão central.

A programação é uma ação continuada que visa fortalecer o Encontro dos Profetas, como um dos mais importantes instrumentos de manutenção dos conhecimentos tradicionais passados de geração em geração. Buscando desta forma reverenciar a memória nativa do sertão, fruto desta interação do homem sertanejo com seu meio ambiente.

De acordo com Clébio Viriato Ribeiro, secretário da cultura de Quixadá e Coordenador Geral do Encontro, este evento reverencia a importância da água para o homem do campo e em especial, reverência os prognósticos apresentados pelos 30 profetas no Encontro oficial ocorrido em janeiro deste ano. “A natureza é o principal instrumento de observação destes homens e mulheres. E no município eles são os detentores deste conhecimento, mantendo viva uma tradição milenar onde a natureza dialoga com o homem de maneira simples e objetiva”, pontua.

A programação será aberta oficialmente no dia 31 de maio (quarta) às 19hs na Casa de Saberes Cego Aderaldo, com apresentação instrumental do Grupo Duo Finlândia, seguida da exibição do filme “Os Profetas da Chuva”, do diretor Marcos Moura. No dia 01 de junho (quinta) a programação tem início às 17hs com uma Mesa Redonda reunindo Escritores e Organizadores de Livros sobre Os Profetas da Chuva: Carla Patrícia (FOR) – Helder Cortez; (FOR) – Renzo Thaddei (SP); Silvia Leite (FOR) – Hadir Rocha (Tauá) e às 20hs serão exibidos os filmes “Profetas da Chuva e Esperança”, de Marcia Paraiso e “Profetas da Chuva”, de Vitor Grilo, na Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Já no dia 02 de junho (sexta) acontece a partir das 10h no Auditório do CDL de Quixadá, o seminário “O Semiárido e a Cultura dos Profetas da Chuva” que contará com a participação de Paulo José Gomes Ferreira (SOHIDRA) – Annaulhya Patrícia Silveira Chaves (Escritório CAGECE Quixadá) – Helder Cortez (Idealizador do Encontros dos Profetas da Chuva). José Alves (Diretor Geral IFCE – Campus Tauá).

E às 19h na Fundação Cultural de Quixadá, acontece a solenidade de abertura da exposição “AQUA – Uma cartografia de afetos e deslocamentos” com as presenças de Kennedy Saldanha (curador) e Narcélio Grud (artista visual e criador do projeto expográfico). Já às 20h na Praça da Cultura Gladson Martins, acontece o show Encanta Quixadá, reunindo os violeiros e repentistas, Antônio Limeira e João de Oliveira, Guilherme Calixto e Cícero Cosme, Chagas Bezerra e Rozaneto, Valdir de Lima e Zé Vicente, Rouxinol da Paraíba e Chico Bala) e em seguida Azarias e Banda (Quixeramobim) sobe ao palco para encerrar oficialmente a programação do XXVII Encontro dos Profetas.

O evento contará com a participação de intérpretes de libras, programação acessível em braille e a Exposição AQUA contará com visitas medidas mediante agendamento prévio nas redes sociais do evento.

Profetas da Chuva
Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural da Região Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão.

Alguns profetas baseiam-se em sonhos e até mesmo em rituais religiosos que misturam crenças indígenas e outras formas de conhecimento. As previsões são, em geral, produzidas antes e durante a estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiárido.

A previsão do clima é atividade enraizada na cultura cearense e de outros estados do Nordeste. Na cidade de Quixadá, na região do Sertão Central do Ceará, ocorre, desde 1997, o Encontro Anual dos Profetas Populares do Sertão Central, o evento acontece a cada segundo sábado de janeiro. Eventos similares ocorrem em outros municípios do sertão do Ceará, como em Tejuçuoca, onde são realizadas reuniões de profetas desde 2004.

Serviço: 

Programação Cultural do XXVII Encontro dos Profetas da Chuva
De 31 de Maio a 02 de Junho de 2023
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo, Fundação Cultural e Praça da Cultura Gladson Martins, Quixadá

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis