Santuário em homenagem à Menina Benigna irá impulsionar turismo religioso do Cariri

Neste domingo (27), o Governo do Ceará anunciou mais uma obra importante para o turismo religioso da região do Cariri: o Santuário da Menina Benigna, em Santana do Cariri. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela.

O governador Camilo Santana pediu celeridade na obra de modo que seja concluída até os festejos em homenagem à Menina Benigna, no mês de outubro. “É importante terminar o quanto antes porque essa é uma obra muito benéfica para o município. É uma obra diferenciada que vai garantir melhor devoção à nossa primeira beata cearense. Aqui já tem romarias, todos os anos e, se Deus quiser, até outubro teremos um espaço estruturado, bonito para receber bem os romeiros e peregrinos”.

O governador enfatizou ainda que o turismo religioso na região do Cariri fica completo com a construção do santuário. “Já temos o Padre Cicero, em Juazeiro do Norte, onde vamos inaugurar amanhã o teleférico, temos o santuário de Fátima, no Crato, onde inclusive fizemos o acesso, e estamos inaugurando até até o final do mês o Santo Antônio de Barbalha”, apontou Camilo Santana.

Anunciada para a cidade de Santana do Cariri, a estrutura em torno da estátua da Menina Benigna é formada por um templo para celebração de missas campais, estátua, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados.

A vice-governadora Izolda Cela declarou que em breve moradores e turistas poderão devotar a Menina Benigna com toda estrutura adequada. “Foi uma menina martirizada por uma situação de violência com a qual, infelizmente, ainda enfrentamos até hoje no nosso país. Por tudo isso, temos um nela um símbolo; é a força que vem nos fortalecer”, disse Izolda Cela.

Martirizada aos 13 anos de idade, em 1941, no distrito de Inhumas, a Menina Benigna é motivo de devoção e homenagens da fé popular. Deve ter sua beatificação celebrada em breve. Antes da pandemia da Covid-19, reunia duas vezes por ano milhares de pessoas nas romarias realizadas na cidade. A peregrinação pelo local onde a menina viveu inclui uma capela e um memorial.

No intuito de melhor receber esse volume de pessoas que circulam pela localidade, o Governo do Ceará investirá R$ 12,5 milhões na construção de um complexo com 48 mil metros quadrados (m²) que vai trazer mais conforto e segurança sanitária para os romeiros e visitantes.

Além da celebração em torno da Menina Benigna, Santana do Cariri agrega outros atrativos culturais e turísticos, entre eles está o Museu de Paleontologia, o Geossítio Parque dos Pterossauros, a Pedra Cariri e o Pontal da Santa Cruz (inseridos no Geopark Araripe), que são atrativos do turismo científico há décadas. Entre os atrativos históricos estão o Casarão Coronel Felinto da Cruz Neves.

Maria da Penha cresceu no distrito de Inhumas. Ela sempre ouviu e conviveu com a história da “Heroína da Castidade”. Acompanhar a chegada dos investimentos assegurados pelo Governo do Ceará é, para a religiosa, momento ímpar e de muita emoção. “Faço parte da comissão que trabalha no santuário e não consigo esconder a emoção porque sempre soube que esse momento aconteceria, mas não imaginava que seria ainda na minha geração”, revelou. “Acredito que o futuro de Santana do Cariri vem através da Menina Benigna. O santuário vai chamar atenção e atrair muita gente que vai nos visitar”, acredita. “Já recebemos muitos turistas por causa dos fósseis e agora teremos também o turismo religioso. É só esperar os devotos que já nos procuram até vindo de outros países”, afirma Maria da Penha.

Beatificação da Menina Benigna
Aclamada como “Heroína da Castidade” em Santana do Cariri, Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928 e, resistindo à tentativa de Raul Alves de violentá-la, morreu assassinada a golpes de facão em 24 de outubro de 1941 ao ir buscar água em um poço no Sítio Oitis.

Teve o processo de beatificação iniciado pela Diocese do Crato em 2011. Em 2013, após aprovação do processo pela Igreja Católica, a mártir é proclamada “Serva de Deus”. Em outubro de 2019, o Vaticano reconheceu o martírio de Benigna, importante passo para alcançar a beatificação, prevista para 2022.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis