Filho de agricultor passa para o curso de medicina em universidade federal: 'Quero ajudar as pessoas como fui ajudado quando precisei'

Um estudante de 17 anos, filho de agricultor e de empregada doméstica, foi aprovado em medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), um dos cursos mais disputados no instituição. Davi Magalhães Muniz estudou em escola pública desde o início da vida escolar no município de Iracema, no interior do Ceará. Portador de esclerose múltipla, ele pretende cuidar das pessoas como forma de retribuir a ajuda que ainda hoje recebe dos médicos.

"Quero ajudar as pessoas, assim como fui ajudado quando necessitei, e ainda necessito", diz Davi.A necessidade de trabalhar na roça, impediu os pais de Davi de concluírem os estudo, mas jamais foram um obstáculo para apoiar a decisão dos filhos de estudar e conseguir uma profissão. Davi será o segundo do núcleo familiar a cursar o ensino superior. O irmão mais velho, de 20 anos, já cursa licenciatura em matemática na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

“Desde pequenos, meus pais tiveram que trabalhar, seja limpando residências – no caso da minha mãe – ou trabalhando na roça – no caso do meu pai. Ela chegou a completar o 5° ano, e ele não chegou a entrar na escola. Até hoje, ambos se esforçam ao máximo para dar o maior apoio, tanto a mim quanto aos meus dois irmãos, para que nós consigamos concluir nossos estudos e ter uma profissão estabelecida”, revela.

Dedicação aos estudos
A preparação para ser aprovado em um dos cursos mais concorridos da UFC exigiu dedicação desde o primeiro ano do ensino médio. Além disso, o estudo extraclasse foi diferencial na vida do Davi.

"Durante a minha vida estudantil, sempre de escola pública, desde sempre fui muito dedicado aos estudos, sempre tirava notas boas. Durante o meu ensino médio, realizado na Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, chegava a estudar diariamente umas 2 a 3 horas além do tempo decorrido em sala de aula, sempre tive total apoio da equipe escolar para isso".

O apoio da escola também foi fundamental para a conquista, como conta Davi. "A própria escola incentiva a realização do ENEM desde o primeiro ano do ensino médio para preparação e para ir se acostumando com o estilo de prova que é o ENEM. No caso, eu realizo a prova desde o primeiro ano e acredito que isto me ajudou muito na hora em que foi para valer", lembra.

Descoberta de doença
A descoberta de que era portador de esclerose múltipla não foi motivo para que o jovem desanimasse na busca pelo sonho de ser médico. Foi aí onde mais uma vez o incentivo dos pais fez a diferença para que Davi continuasse com os estudos, mesmo diante do problema de saúde.

"Acredito que o maior desafio foi descobrir que tenho esclerose múltipla, doença do sistema nervoso, que ainda não tem cura. Esta descoberta aconteceu durante a minha segunda série do Ensino Médio, quando tinha 15 anos. Foi um momento muito complicado na minha vida, mas sempre contei com o apoio da minha família e da escola para superá-lo", afirma.

A aptidão pelo ato de servir a possibilidade de proporcionar melhor qualidade de vida para a família foram os fatores que motivaram Davi a escolher o curso de medicina.

“Sempre gostei de auxiliar as pessoas da forma que eu conseguisse no momento. Por exemplo, explicando um conteúdo a meus colegas de sala. Na profissão médica, acredito, irei assistir muitas outras pessoas. Além disso, escolhi Medicina por oferecer um grande conhecimento ao longo da faculdade”, explica.

Graduação em Fortaleza
Davi terá que cursar a graduação no campus da UFC em Fortaleza, a 234 km da cidade natal, mas tão logo termine o curso, o estudante planeja retornar para sua cidade e exercer a profissão na região que, segundo ele, é muito carente de profissionais da saúde. “Quero trabalhar na minha cidade, pois acredito que no interior existe muita carência deste tipo de serviço. Pretendo ajudar nesta causa”, diz.

Contudo, até finalizar a graduação, o estudante terá longos anos de estudos na capital cearense e a preparação para o período já começou. Ele pensa em dividir aluguel de casa com outros colegas, já que não possui parentes na cidade.

Davi elogiou os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19."Acredito que o momento pandêmico atual ressalta ainda mais a importância de todos os profissionais que fazem parte do sistema de saúde, eles são verdadeiros heróis que estão dispostos a salvar vidas", finalizou.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis