Chove em todas as regiões do CE; Funceme registra chuvas em mais de 100 municípios

As chuvas atingiram pelo menos 102 municípios cearenses entre terça-feira (14) e esta quarta-feira (15), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado na manhã desta quarta. Todas as regiões do Estado receberam precipitações.

No Litoral Norte, 17 cidades tiveram chuvas. Granja foi o município com mais precipitações em todo o Estado, com 99 milímetros. Outra região que recebeu precipitações foi a Região do Cariri, com 15 cidades contempladas. O maior registro da região ocorreu em Barro, com 52,2 milímetros. Já no Sertão Central e Inhamuns, 18 municípios receberam chuvas. Em Catarina choveu 28 milímetros.

Outras regiões também receberam precipitações tais como Maciço de Baturité e Ibiapaba. Em Fortaleza, choveu 25 milímetros, no Posto Pluviométrico do bairro Água Fria.

Os dados do intervalo das últimas 24 horas ainda são parciais e devem ser atualizados ao longo do dia.

A Funceme explica que as atuais condições estão sendo indicadas a partir da ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve influenciar as condições de tempo em algumas áreas do Estado. A ZCIT é uma banda de nuvens que circula a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Aporte dos açudes
Ainda de acordo com a Funceme, foram registrados aportes em 20 açudes, destacando-se os açudes Angicos, General Sampaio, Jaburu I, Pentecoste e Taquara. Apesar deste último aporte, o Ceará tem 33 açudes com volume morto e outros 12 considerados secos. Nenhum açude sangrou em 2020. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 2,63% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,04% do volume máximo.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Addthis